Governo do Estado do Amapá

04/17/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/17/2024 11:24

Abril Azul: Governo do Amapá realiza ação de emissão de carteiras do TEA em Calçoene, Tartarugalzinho e Ferreira Gomes

quarta, 17 de abril de 2024 - 12:22h
Abril Azul: Governo do Amapá realiza ação de emissão de carteiras do TEA em Calçoene, Tartarugalzinho e Ferreira Gomes
Ações ocorrerão nas unidades do Super Fácil dos respectivos municípios
Por: Alice Valena
Whatsapp
Tweet
Foto: Alice Valena/Super Fácil
Ações seguem agenda do

No mês dedicado à conscientização do autismo, o Governo do Amapá promove uma ampla programação referente ao "Abril Azul", na capital e nos demais municípios. Calçoene, Tartarugalzinho e Ferreira Gomes recebem ações itinerantes de emissão de carteira de identificação da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e cordão de girassol, que identifica pessoas com deficiências ocultas. O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC/Super Fácil) coordena as ações.

A descentralização das ações tem o objetivo de ampliar o alcance dos serviços às pessoas com direito a carteirinha do TEA. Nesta terça e quarta-feira, 16 e 17, os serviços estão sendo ofertados no município de Calçoene. Na quinta-feira, dia 18, a ação será realizada em Tartarugalzinho.

Para a dona de casa Maria Rosa Santos, moradora de Calçoene e mãe do Edione Santos, de 34 anos, foi significativo todo o acolhimento e informações que recebeu durante o atendimento.

"Quando soube que teria essa ação em Calçoene, organizei os documentos do Edione e vim atrás de atendimento. As famílias que têm filhos especiais, aqui no município, ficaram satisfeitas de não precisarem ir à capital em busca do serviço", contou a dona de casa.

Maria Rosa pontua também, a importância do atendimento especializado da equipe do programa TEAcolho. Ela já vislumbra a sala do projeto, que em breve será instalada na unidade do Super Fácil no município.

"Com esse aparato social na nossa localidade, será mais fácil buscarmos acolhimento em qualquer tipo de situação", disse.Para a diretora-adjunta da rede Super Fácil, Ariele Martins, a descentralização da prestação de serviços tem possibilitado a garantia de direitos para a população que reside mais distante da capital.

"Estivemos semana passada em Oiapoque e Amapá, e agora em Calçoene, amanhã Tartarugalzinho. Nosso trabalho é atender e acolher essas pessoas e famílias atípicas com todo aparato que a rede Super Fácil dispõe. Elas precisam muito desse atendimento especializado", reforçou a diretora-adjunta.

A gestora pontua ainda que essas ações continuarão a ser desenvolvidas ao longo do ano, incluindo outros serviços do Super Fácil.

Confira o calendário de ações do programa TEAcolho para o mês de abril:

  • 16 e 17: Calçoene - Ação TEAcolho e implementação de um box com serviços destinados às pessoas com TEA;
  • 18: Tartarugalzinho - Ação TEAcolho e implementação de um box com serviços destinados às pessoas com TEA;
  • 25: Ferreira Gomes - Ação TEAcolho e implementação de um box com serviços destinados às pessoas com TEA.

Saiba como solicitar a carteira e o cordão de girassol

O serviço está disponível nas unidades do Super Fácil das zonas Sul, Oeste e do Centro de Macapá; e nas agências dos municípios de Santana, Laranjal do Jari, Pedra Branca e Porto Grande. Para solicitar o documento, é necessário apresentar:

  • RG e CPF;
  • Laudo médico do profissional especializado com o CID correspondente;
  • Foto 3x4 atualizada;
  • Comprovante de tipagem sanguínea;
  • Comprovante de residência;
  • Em caso de 2ª via, é necessário boletim de ocorrência.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!