Ministry of Foreign Affairs of the Federative Republic of Brazil

05/30/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/30/2024 06:10

Eleição da Ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara para a Presidência do FILAC

Notícias

NOTA À IMPRENSA Nº 225

Eleição da Ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara para a Presidência do FILAC

O governo brasileiro acolhe, com satisfação, a decisão tomada ontem, 29/5, pela XVII Assembleia Geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (FILAC) de eleger Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas, para a presidência de seu Conselho Executivo e para membro de seu Conselho Diretivo. É a primeira vez que representante do governo brasileiro ocupa a presidência do Fundo. O Brasil foi eleito, ainda, ao Conselho Diretivo da FILAC.

Sonia Guajajara é a primeira mulher indígena a ser nomeada ministra de estado, do primeiro Ministério dos Povos Indígenas do Brasil. Indígena do Povo Guajajara/Tentehar, é ativista reconhecida nacional e internacionalmente por sua luta em defesa dos direitos dos povos indígenas, seus territórios e causas socioambientais.

Durante sua gestão, a Ministra Sonia Guajajara trabalhará em estreita colaboração com governos e representações para impulsionar o desenvolvimento dos povos indígenas em prol de um país e de uma região que sejam mais justos, sustentáveis, equitativos e solidários.

Categoria
Comunicações e Transparência Pública