Futebol Clube do Porto - Futebol SAD

05/26/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/26/2024 14:37

“Estamos habituados a vencer e queremos continuar a cultivar essa cultura”

O FC Porto conquistou este domingo, no Jamor, a 20.ª Taça de Portugal do palmarés. No final do encontro que venceram frente ao Sporting (2-1), os jogadores congratularam os colegas pelo triunfo e os adeptos pelo apoio antes de lembrarem que "o FC Porto vive de títulos" e que, num clube "habituado a vencer", é preciso "continuar a cultivar" essa forma de estar.

Evanilson
"Mesmo não sendo uma temporada tão boa da nossa equipa, fechar com um título é muito importante. Acho que fizemos uma grande competição e merecemos este título. O nunca morreu, felizmente. É ainda melhor marcar no clássico, fico feliz por ajudar a equipa a ganhar um título. Sabíamos das dificuldades que ia ser, que o Sporting é uma grande equipa. Os adeptos encheram o estádio e apoiaram-nos e ajudou bastante. Fiquei feliz por a equipa ter conseguido dar a volta. Mesmo estando com o ombro todo rebentado. Temos de tirar muita coisa dessa época, da Taça de Portugal, onde fizemos uma competição muito boa, como na Champions. Agora é relaxar, procurar o que tiver de melhorar para na próxima época fazer uma grande temporada. Dedico ao nosso presidente... na verdade para os dois, é muito importante para os dois."

João Mário
"Dia muito feliz para todos nós. Foi uma época difícil e acabar a ganhar este título ao campeão nacional tem um gosto maior. Estamos felizes por acabar a época em grande. Agora é descansar para depois preparar a próxima. Muito importante. A partir do momento em que sabíamos que não tínhamos hipóteses de ser campeões, que era o primeiro objetivo, sabíamos que tínhamos a Taça e íamos fazer tudo para a conquistar."

Martim Fernandes
"O primeiro título pela equipa A significa muito. Vai ficar marcado para a vida toda e espero ganhar muitos mais. Foi incrível, os adeptos todos a vibrar, nós também. É uma sensação única. Gosto do apoio dos adeptos, quero sentir que querem que jogue mais vezes a titular e quero seguir esse caminho para subir na carreira. O objetivo principal é tentar evoluir mais um bocado."

Romário Baró
"É sempre bom conquistar títulos pelo clube. Estou muito feliz. Não há que esconder, quando o FC Porto não ganha o campeonato é sempre uma temporada não tão boa. A equipa foi feita para ganhar. Este título é o último da época e tem um significado especial. Conta tanto como os outros. O importante foi feito, ganhámos e agora é festejar. Espero, como portista, que seja o início já da próxima época."

Zaidu
"Foi uma época difícil para mim, aconteceu. Agora tenho de olhar para a frente. Muito orgulho com este título. Acabámos bem. Importante para pensarmos na próxima época. Chame o Nélson Puga, pergunta-lhe a ele. Não sei nada da recuperação, só sei que estou melhor."

Diogo Costa
"É um sentimento agridoce, porque provámos hoje que somos a melhor equipa, contra o campeão nacional. A época não foi como queríamos, mas houve muita coisa que não ajudou. Pelo trabalho, merecemos esta Taça para melhorar a época. Este clube vive de títulos e este dá-nos uma alegria que necessitávamos. Estes são os melhores adeptos do mundo e fazemos tudo por nós, pelo clube e pelos adeptos sempre."

Fábio Cardoso
"Foi uma final bem disputada. Ficámos com mais um jogador, mas se isso às vezes até é mais difícil porque o Sporting fechou-se mais e procurou as transições e as bolas paradas. Fomos bastante competentes e a vitória peca só por escassa, porque com mais calma podíamos ter feito mais golos e conseguir uma vitória mais tranquila. Sabe sempre bem, é mais um título e agora é descansar bem e preparar, daqui a mês e meio, a próxima temporada. Neste clube é sempre importante vencer. Temos perfeita noção que a época não correu como nós queríamos, como merecíamos, mas temos de olhar para nós, para o que podemos fazer mais, a nível individual e coletivo, e trabalhar para voltar a conquistar o campeonato o mais rápido possível. Queremos vencer, estamos habituados a vencer e queremos continuar a cultivar essa cultura."

Galeno
"Sem dúvida. Pelo que a gente passou desde o início, pecámos em muitos jogos e isso acabou por nos prejudicar durante a época. Merecíamos acabar com um título, pelo trabalho que fizemos durante a época, pela união que construímos, apesar das muitas coisas que aconteceram. É muito importante, porque o FC Porto vive de títulos e isto dá muito força para nós."

(em atualização)