Governo do Estado do Amapá

04/24/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/24/2024 14:48

'É uma honra contribuir', diz professora indígena que ajudou na tradução da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha

quarta, 24 de abril de 2024 - 17:17h
'É uma honra contribuir', diz professora indígena que ajudou na tradução da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha
Celeide é da etnia Kaxuyana, que fica localizada no Parque Montanhas do Tumucumaque.
Por: Gabriel Penha
Whatsapp
Tweet
Foto: Gabriel Penha/GEA
Celeide Kaxuyana trabalhou a tradução da cartilha sobre a Lei Maria da Penha

Durante a programação do "Abril da Resistência", organizada pelo Governo do Amapá, ocorreu nesta quarta-feira, 24, uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. As participantes receberam exemplares de uma Cartilha Multilíngue sobre a legislação, traduzida para quatro línguas indígenas das etnias Galibi, Palikur, Kaxuyana e Karipuna.

Uma das responsáveis pela realização foi a professora indígena Celeide Kaxuyana. Ela pertence à etnia Kaxuyana, do Parque Montanhas do Tumucumaque, e conta que se sente realizada em ter contribuído para esta importante missão de combate à violência contra a mulher no Brasil.

"É uma honra contribuir, pois sabemos da importância da lei para a garantia da proteção às mulheres. E a função da cartilha é fazer com que essa lei seja também de conhecimento das mulheres indígenas e que elas não podem se calar", explica Celeide. Durante a atividade, a professora também fez a tradução para as participantes da palestra, organizada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres. A programação segue no sábado, 27, em Oiapoque, extremo norte do estado, com a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá. Além disso, no domingo, 28, acontece a entrega da sala do Núcleo Estadual de Saúde Indígena, no Hospital do Município.

Abril da Resistência

O "Abril da Resistência" celebra o Dia dos Povos Indígenas, que acontece dia 19 de abril, e amplia a articulação entre as esferas governamentais para o combate às desigualdades, discriminações, preconceitos e todas as formas de violência contra os povos originários.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapáno ==> Instagrame Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!