INMET - National Institute of Meteorology of the Federative Republic of Brazil

04/24/2024 | News release | Distributed by Public on 04/25/2024 09:07

Meteorologista do Inmet aborda os impactos do El Niño no Brasil em matéria internacional

A meteorologista e pesquisadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Danielle Ferreira, foi destaque na matéria publicada pelo Sistema de Información sobre sequías para el sul de Sudamérica (SISSA), localizado em Buenos Aires, na Argentina. A matéria internacional aborda, de maneira geral, os impactos do fenômeno El Niño no Brasil e foi publicado no último dia 22 de abril.

Além da meteorologista, o Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, também contribuiu para o conteúdo. Leia a íntegra do documento AQUI.

Em sua fala, Danielle Ferreira, explicou o que é o El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na linha do Equador, e detalhou sua ocorrência no Brasil, desde junho de 2023.

"Em dezembro do ano passado foi registado o valor mais elevado de 2,0ºC acima da média, atingindo a maior intensidade do fenômeno. Entre os meses de fevereiro e março de 2024 estes valores de temperaturas diminuíram de 1,5ºC para 1,3ºC, o que indica o enfraquecimento do El Niño, porém, ainda deixa o fenômeno na categoria moderada", afirmou. Ainda de acordo com a meteorologista, a previsão indica que, entre o final do outono e o início do inverno, haverá uma transição do El Niño para a neutralidade, com elevada probabilidade de desenvolvimento do fenômeno La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, a partir da segunda metade do ano.

O Inmet publicou um boletim sobre a situação. Leia AQUI.

Meteorologista e pesquisadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Danielle Ferreira. Foto: Ana Lúcia Ferreira/Inmet

Meteorologista e pesquisadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Danielle Ferreira. Foto: Ana Lúcia Ferreira/Inmet

PreviousNext