Governo do Estado do Amapá

05/24/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/24/2024 16:47

‘É muito especial ver minha filha se divertir pela primeira vez na água’, diz mãe de criança com TEA em ação do Governo do Amapá

sexta, 24 de maio de 2024 - 17:45h
'É muito especial ver minha filha se divertir pela primeira vez na água', diz mãe de criança com TEA em ação do Governo do Amapá
Gleice Barbosa, de 36 anos, é mãe da pequena Maria Clara e aproveitou com a filha o dia de lazer e interatividade.
Por: Alexandra Flexa
Whatsapp
Tweet
Foto: Alexandra Flexa/GEA
A ação é organizada pelo Centro de Reabilitação do Amapá, em parceria com o Serviço Social do Comércio

Reforçando ações e o compromisso de fortalecer a saúde pública, o Governo do Amapá promoveu nesta sexta-feira, 24, um dia de piscina para 25 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade integrativa familiar, que faz parte do projeto "O Mundo é Nosso", proporcionou momentos de lazer, diversão e interatividade.

A ação é organizada pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Assistente social e mãe, Gleice Barbosa, de 36 anos, conta que viveu um momento especial e interativo com sua filha, a pequena Maria Clara, de 5 anos, que pela primeira vez brincou na água.

"Como sou mãe, é muito especial ver minha filha se divertir pela primeira vez na água. Agradeço aos organizadores por um momento como este, só para elas. Antes de entrar no projeto, ela tinha muitas dificuldades de interação, e vejo que ela evoluiu muito", celebrou Gleice.

As crianças brincaram no tobogã, nadaram e viveram um momento de diversão com os pais. O psicólogo e coordenador do projeto "O Mundo é Nosso", Nazir Rachid, detalha que a iniciativa do Creap disponibiliza tratamento através da integração entre a família e o paciente.

"Atualmente, atendemos cerca de 30 crianças no projeto, que trabalha o fortalecimento da inclusão saudável. A ideia é mostrar para os pais como eles podem fazer esse tipo de atividade, incluindo as crianças em outros ambientes que favoreçam o seu desenvolvimento", enfatiza o coordenador.

Muitas crianças estavam entrando na piscina pela primeira vez. A professora, Gabryelle Silva, de 30 anos, comemorou a reação do filho Apolo Silva, de 8 anos, ao entrar na piscina.

"A gente entrou este ano no projeto, e cada vez mais ele vem avançando, principalmente na socialização. A reação dele ao entrar na piscina foi maravilhosa. Ele adorou tomar banho aqui porque é o que ele gosta", comemora Gabryelle. Projeto "O Mundo é Nosso"

O projeto visa integrar pais, crianças e equipe multiprofissional, com encontros, palestras e orientações que ocorrem simultaneamente na sala de integração sensorial. As atividades contam com a participação de terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Atendimento

Para ter acesso aos tratamentos realizados pelo Centro, é preciso do encaminhamento de um médico especialista. Após a ação, é necessário realizar cadastro presencial no prédio do Creap, localizado na Rua Tiradentes, nº 1597, bairro Central.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapáno ==> Instagrame Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!