Governo do Estado do Amapá

05/01/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/01/2024 11:28

Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Amapá é instalado em Porto Grande para atender famílias atingidas por elevação das águas

quarta, 01 de maio de 2024 - 01:53h
Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Amapá é instalado em Porto Grande para atender famílias atingidas por elevação das águas
Defesa Civil do Estado mapeou 85 famílias atingidas pela elevação do Rio Araguari no município.
Por: Alexandra Flexa
Whatsapp
Tweet
Foto: Márcia do Carmo/GEA
Governo do Amapá enviou dois caminhões de suprimentos para atendimento das famílias afetadas pela cheia

Reforçando o compromisso do Governo do Amapá com os municípios afetados pela cheia do Rio Araguari, depois de Ferreira Gomes, o Comitê de Respostas Rápidas foi instalado no município vizinho, Porto Grande, cerca de 188 quilômetros de Macapá. Com ações de auxílio preventivo e humanitária iniciadas nesta terça-feira, 30, as equipes de Estado iniciaram os atendimentos às 85 famílias mapeadas.

Foram entregues kits de alimentos, dormitório, higiene, limpeza, além de água e hipoclorito. O comitê de Respostas Rápidas reuniu com o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, para definir as ações de atendimento aos moradores. A secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel, apresentou a ação preventiva do Governo do Estado, que encaminhou dois caminhões de suprimentos para o município e mais serviços de atendimento.

"O governador Clécio Luís autorizou essa grande ação humanitária e nós estamos aqui para auxiliar essas famílias. O Comitê vai ficar instalado durante dez dias nos dois municípios ou até que tudo se normalize", informou a secretária. De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, até o momento no município, das 85 casas mapeadas, cerca de 65 famílias encontram-se desalojadas e 20 seguem em alerta com possibilidade de serem remanejadas.

Segundo o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, um dos maiores problemas que o município enfrenta com a cheia é a contaminação da água. Com a ação preventiva do Estado, foi evitado o desabastecimento na região.

"A água encanada acaba não servindo para consumo por conta da má qualidade. Com a elevação do nível dos rios, os poços e o lençol freático sofrem contaminação devido ao transbordamento de foças e outras situações. Desde já, contamos com o apoio do governador Clécio para nos ajudar nesse momento e garantir o abastecimento da população", destacou o prefeito.

Suprimentos

Para atender as necessidades da população, a ação preventiva do Governo do Estado, encaminhou tanto para Ferreira Gomes quanto para Porto Grande, cerca de mil kits de suprimentos como kit higiene, que contém absorvente, toalha, sabonete, papel higiênico, shampoo, hidratante, desodorante, creme dental e escova de dentes; kit dormitório, com rede, mosqueteiro, lençol, travesseiro e colchão; kit de limpeza e serviços de saúde, emissão de documentos, acesso aos programas sociais "Amapá Sem Fome" e "Acolher Amapá" e entrega de hipoclorito e água para os moradores.

As hidrelétricas Coaracy Nunes, Cachoeira Caldeirão e Ferreira Gomes se colocaram à disposição para também prestar apoio aos moradores. O nível do Rio Araguari vem sendo acompanhados pelas instituições, que monitoram a vazão do rio a cada duas horas. Alerta sobre os rios

Os trabalhos fazem parte das medidas de proteção, envolvendo equipes de sobreaviso para atuar nos casos de alagamento com fortes chuvas ou aumento do nível dos rios. O Comitê de Respostas Rápidas atua para garantir ações imediatas para população que sofre com as crises naturais, sanitárias e de saúde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagrame Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!