PagSeguro Digital Ltd.

01/31/2023 | Press release | Distributed by Public on 01/31/2023 07:35

Malware: evite o roubo de informações por vírus e proteja seus dados!

Resumo do texto

  • Entenda o que é malware e quais os efeitos de ter o aparelho infectado;
  • Como um malware é instalado?
  • Acho que meu celular ou computador está com malware. O que fazer?

O malware é qualquer software malicioso projetado para prejudicar, danificar e explorar aparelhos como celulares, computadores e tablets. Se você já teve seus aparelhos contaminados com um vírus, sabe bem a dor de cabeça que é para se livrar deles, mas você sabia que até mesmo seus dados bancários podem ser comprometidos?

Um software malicioso (malware) pode roubar as informações de seu celular ou computador e realizar ações como se fosse você. Por exemplo, acessar o aplicativo do banco e realizar transações.

Entenda mais sobre os malwares e saiba como se proteger!

O que são malwares e quais os efeitos de ter o aparelho infectado?

Malware ou "software malicioso" é o nome dado a programas criados para infectar um celular, computador ou qualquer outro dispositivo. Embora o malware não possa danificar o hardware (componentes físicos) do seu aparelho, ele pode alterar configurações, roubar e excluir seus dados, além de espionar suas atividades sem permissão.

Ou seja, ele pode tomar o controle do aparelho e realizar ações sem o seu consentimento. Um dos principais riscos é o roubo de informações bancárias. Os criminosos usam as informações contidas no aplicativo para esvaziar sua conta ou fazer compras no seu nome com o cartão de crédito. Outros danos causados por malwares são a perda de dados, exposição de imagens sensíveis, troca de senhas, entre outros.

Quais são os tipos mais comuns de malwares?

Existem muitos tipos de malwares, os vírus são os mais conhecidos. Seu aparelho pode ser infectado com um vírus ao baixar uma música, imagens na internet ou até mesmo um aplicativo. Os vírus são conhecidos por se multiplicarem, corrompendo arquivos e os destruindo.

Adwares, Spywares e Trojans também são formas de malwares que você deve ficar atento para proteger seus dispositivos.

Como um Malware é instalado?

O malware pode infectar seu dispositivo de diversas formas, navegando na internet, baixando jogos e apps, fazendo download de arquivos, clicando em um link recebido por aplicativo de mensagem ou e-mail, entre outros.

Viu algum aplicativo desconhecido oferecendo altas recompensas? Desconfie. Ao baixar esses aplicativos você pode estar instalando o malware no seu celular. Aplicativos de filtro para fotos e joguinhos de celular também são usados pelos criminosos.

Atenção: softwares maliciosos podem se esconder em aplicativos legítimos, especialmente quando baixados diretamente, sem a intermediação de uma loja de apps.

Como identificar se meu celular está infectado por malware

Alguns sinais de que seu celular pode estar comprometido:

  • Aparição de anúncios invasivos (pop-ups) encaminhando para sites duvidosos;
  • Alto consumo de bateria;
  • Aumento anormal do uso de dados;
  • Conhecidos relatam ligações e mensagens que você não fez;
  • Seu telefone liga sozinho as conexões de WiFi e de Internet;
  • O celular aquece e perde o desempenho.

Como remover um Malware?

Suspeita de uma invasão? Caso não tenha, baixe um antivírus e realize uma verificação. Programas como esse podem encontrar e eliminar malwares do seu dispositivo.

Outra possível solução é redefinir o dispositivo infectado de volta para as configurações originais de fábrica, com isso TODOS OS DADOS do aparelho serão removidos.

Após reestabelecer seu aparelho, o ideal é alterar todas as senhas, incluindo e-mail, bancos, aplicativos e redes sociais.

Veja aqui a orientação do Google para remoção de Malware

Android

Computador

Como me proteger de malwares?

  • Certifique-se de que seu sistema operacional está atualizado, essa dica também vale para os navegadores e plugins;
  • Baixe apps apenas na loja de aplicativos do seu dispositivo e verifique as classificações e revisões;
  • Realize uma verificação com antivírus periodicamente.

Confira mais alguns artigos que a nossa equipe de segurança preparou para você!