Meliuz SA

02/05/2023 | Press release | Distributed by Public on 02/05/2023 07:59

Carnaval 2023: dias oficiais e dicas para cair na folia

Se você não quer perder o Carnaval 2023, descubra tudo sobre a data festiva.

O ano de 2023 já começou e milhares de pessoas só pensam neles: os feriados. Sendo que uma das datas mais aguardadas em todo o Brasil é o Carnaval 2023. Inclusive, você já sabe onde vai passar?

Enquanto muitos aproveitam a data comemorativa para viajar e, assim, curtir um tempo de descanso no início do ano, outros pretendem aproveitar cada dia de folia com os amigos e familiares.

No entanto, é comum se deparar com algumas dúvidas, como por exemplo, qual é a data oficial do Carnaval 2023, se é feriado ou não e quais são os melhores destinos para comemorar.

Deste modo, se você pretende aproveitar o período, seja para descansar ou curtir muito, conta com a gente! Afinal, preparamos um conteúdo completo com todas as informações que você precisa saber.

Continue a sua leitura para descobrir tudo sobre o Carnaval 2023 e, assim, se planejar para a data. Vamos lá?

Ah, aproveite também para ler o nosso conteúdo com os melhores destinos para viajar em 2023

Quando é o Carnaval 2023?

O carnaval 2023 vai acontecer nos dias 20 e 21 de fevereiro. Ou seja, como estamos falando de segunda e terça-feira, você terá muito tempo para cair na folia ou curtir a sua viagem.

Não estranhe se você olhar para o calendário do ano passado e perceber que a data do carnaval não é a mesma. Afinal de contas, os dias definidos para festejar mudam todos os anos.

Ou seja, a data oficial do carnaval é definida de acordo com a Páscoa. Isso porque, a Quarta-Feira de Cinzas, que acontece 46 dias antes do feriado, é comemorada logo após o carnaval.

Desse modo, como em 2023 o feriado da Páscoa será celebrado no dia 9 de abril, o carnaval terá como data oficial os dias 20 e 21 de fevereiro, antecedendo assim a Quarta-Feira de Cinzas (22).

No entanto, sabemos que essa não é a única dúvida quando o assunto principal é o carnaval 2023. Portanto, vamos responder os principais questionamentos sobre a data comemorativa!

Carnaval é feriado nacional?

Você sabia que o carnaval não é considerado um feriado nacional? Ao contrário do que muitos pensam, a data é vista como um ponto facultativo.

Ou seja, a liberação ou não para folgar na data é uma decisão vinda de cada empresa. Por isso, é muito importante consultar a programação com o seu gestor antes de se programar para festejar por aí. ok?

Sendo assim, se você pretende viajar com a família ou amigos somente no próximo feriado nacional do ano, se programe para aproveitar a Sexta-Feira Santa, que acontece no dia 7 de abril.

Não deixe de ler o nosso conteúdo completo sobre como encontrar passagem aérea em promoção

Quando começa o carnaval 2023?

Por mais que a data oficial do carnaval 2023 sejam os dias 20 e 21 de fevereiro, a folia começa um pouco antes. O que vale, principalmente, para quem vai aproveitar o período para curtir um tempo fora.

Ou seja, as comemorações tendem a começar na sexta-feira (17) e se prolongam até a Quarta-Feira de Cinzas. Já pensou em aproveitar 5 dias de muita curtição com as pessoas que você gosta?

Aqui, um ponto que vale a pena ser levado em consideração, principalmente por aquelas pessoas que não abrem mão de uma folia, é o que conhecemos em todo o país como pré-carnaval.

Estamos falando de blocos de rua e festas que costumam acontecer em várias cidades do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, é possível curtir um pré-carnaval ainda no mês de janeiro.

Sendo assim, o ideal é conferir o calendário do Carnaval 2023 da sua cidade ou da cidade de onde você pretende viajar. O que permite definir um cronograma para não perder nenhuma oportunidade de curtir.

O carnaval de 2023 está confirmado?

Devido à pandemia da Covid-19, muitas cidades não tiveram carnaval nos últimos anos. O que faz com que o ano de 2023 seja muito especial para elas, uma vez que sim, vai ter festa!

Com isso, é bom você já criar o seu grupo no WhatsApp com os seus amigos e se organizar para o Carnaval 2023. Assim, você evita correr o risco de deixar para se programar tarde demais.

Além disso, acompanhe também todas as nossas dicas depacotes de viagem para 2023

Quando acontece os desfiles das escolas de samba?

Sem sombra de dúvidas, uma das principais tradições do carnaval no Brasil são os desfiles das escolas de samba. Evento que acontece, principalmente, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Por isso, não deixe de anotar na sua agenda: o desfile das escolas de samba na cidade de São Paulo acontece entre os dias 17 e 18 de fevereiro. Logo, já pode ir comprando a sua passagem.

Agora, se o seu desejo é acompanhar o desfile que acontece no Rio de Janeiro, é melhor se organizar. O evento, que atrai turistas do mundo todo, será realizado entre os dias 19 e 20 de fevereiro.

Portanto, além de ir em busca dos melhores itens e acessórios que não podem faltar na sua mala de viagem, é importante já ir pesquisando o preço das passagens e reservar a sua hospedagem.

Quais os melhores destinos no carnaval 2023?

Decidiu arrumar a mala para curtir o carnaval 2023 em outra cidade? Viajar está, sem sombra de dúvidas, nos planos de milhares de brasileiros durante o período de comemorações.

Neste momento, a boa notícia é que opção de destino é o que não falta. Afinal de contas, o carnaval passou a ser comemorado de uma forma mais atrativa em centenas de cidades espalhadas pelo país.

Deste modo, para te ajudar a escolher o seu destino para o carnaval 2023, fizemos uma busca pelas cidades onde a data tem atraído cada vez mais turistas. Acompanhe com a gente:

  • Recife;
  • Olinda;
  • Salvador;
  • Ouro Preto;
  • Tiradentes;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Belo Horizonte.

Agora, se você busca um lugar para descansar e não para curtir a folia, busque por opções mais tranquilas, como resorts ou casas de aluguel ao longo de todo o litoral brasileiro, beleza?

Como economizar no carnaval?

Se você é uma daquelas pessoas que gostam de se planejar financeiramente, saiba que não há folga no carnaval. Ou seja, durante a folia, é mais do que possível economizar dinheiro.

Muito além do que ter uma maior economia, existem algumas táticas que, quando colocadas em prática, permitem que você não extrapole os seus gastos, tampouco comprometa o seu orçamento.

Sendo assim, confira com a gente algumas dicas e estratégias essenciais para economizar no carnaval 2023:

  • Defina um limite de gastos diários;
  • Opte por levar a sua própria bebida;
  • Dê preferências para blocos gratuitos;
  • Divida a alimentação com os seus amigos.

Antes de ir para o bloquinho ou de viajar, não deixe de ter em mãos um planejamento financeiro. Além disso, é de suma importância que você respeite a sua realidade e não cometa nenhuma loucura, ok?

Como economizar com o Méliuz?

Você sabia que até mesmo durante o carnaval 2023 você pode contar com o Méliuz como o seu parceiro oficial?

Isso, principalmente se o assunto for economizar. Afinal de contas, são vários os benefícios à sua disposição, como é o caso das centenas de cupons de desconto e muito cashback nas maiores lojas do país.

Além disso, você também pode ganhar dinheiro de volta ao enviar as notas fiscais das suas compras em supermercados e farmácias. O processo é fácil e muito simples! Confira com a gente:

  • Abra o app do Méliuz e faça o seu login ou cadastre-se gratuitamente;
  • Selecione a opção 'Nota Fiscal' e confira todas as ofertas da semana;
  • Faça as suas compras normalmente e, na hora de pagar, solicite a nota fiscal;
  • Volte para a aba 'Nota Fiscal' no app e clique na opção 'Enviar nota fiscal';
  • Escaneie o QR Code da nota fiscal ou digite os 44 números da chave de acesso.

Pronto! Agora é só aguardar o cashback ficar disponível no extrato da sua conta no Méliuz e, depois de completar R$ 20 de saldo, solicitar o seu resgate para utilizar o seu dinheiro da melhor forma possível!

Desta forma, aproveite para fazer o seu cadastro no Méliuz e, assim, ter acesso aos melhores benefícios para as suas compras online!