Governo do Estado do Pará

10/03/2023 | Press release | Distributed by Public on 10/03/2023 15:30

Servidores da Seduc participam de estágio para atuação nos Círculos de Paz

'ESCOLA SEGURA'

Servidores da Seduc participam de estágio para atuação nos Círculos de Paz

Iniciativa pretende levar às unidades de ensino o entendimento da importância da convivência com o outro

Por Bruno Magno (SEDUC)
03/10/2023 18h13

[Link]Com o objetivo de implementar ações para transformar as escolas do Pará em espaços democráticos e com a cultura de não violência por meio do diálogo, servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciaram, nesta terça-feira (3), o estágio da primeira turma do curso de facilitadores de círculos restaurativos, promovido pela Assessoria de Convivência Educacional da Seduc em cooperação com a Coordenadoria de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e faz parte do programa Escola Segura.

A proposta pretende aprimorar o fortalecimento de equipes, restabelecendo vínculos com os aspectos mais humanitários do indivíduo, assim, conseguindo uma visão empática com a coletividade. Ao todo, 38 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos e policiais militares participam do estágio, conduzido pela prof.ª Ms. Josefa Dutra (TJ-PA). A previsão é que após a formação, os profissionais atuem na melhoria das condições de convivência no ambiente escolar.

[Link]"Essa é mais uma ferramenta que vem agregar ao nosso fazer profissional diário, que nos possibilita trabalhar com os servidores, fazendo círculos de diálogos e sermos ouvidos. Sou assistente social, tenho colegas psicólogos e pedagogos que estão fazendo os círculos e para todos nós é muito gratificante. Nós só temos a agradecer por essa oportunidade. Acredito que hoje sou uma profissional melhor", disse a componente da Assessoria de Convivência da Seduc, Elisângela Costa, uma das participantes do estágio.

A formação ocorreu nos meses de agosto e setembro, no Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), em Belém. Além de formar professores facilitadores para realizar os círculos restaurativos, a iniciativa pretende levar às unidades de ensino o entendimento da importância da convivência com o outro. Até 2024, espera-se formar facilitadores para atuação em todas as unidades escolares do estado.

A professora e mestre Josefa Dutra falou sobre o objetivo da formação para a melhoria do ambiente escolar. "Tendo em vista o cenário de recorrentes situações de violência no contexto escolar, a Justiça Restaurativa apresenta as práticas circulares como uma metodologia para ressignificar as relações. Trabalhando a escuta empática, o não julgamento e criar um espaço seguro para o diálogo. É uma forma de criar ambientes de aprendizagens justos e equitativos, nutrir relacionamentos saudáveis e tratar situações conflituosas com a responsabilização e reparação de danos no ambiente escolar", destacou.

Texto: Clayton Santos (Ascom Seduc)