Universidade Federal de São Carlos

08/17/2022 | Press release | Distributed by Public on 08/17/2022 13:51

Orquestra experimental de vidro comemora os 27 anos da Biblioteca Comunitária da UFSCar

17/08/2022 16:29

No dia 19 de agosto, às 15 horas, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a apresentação do grupo Sons Vítreos, uma orquestra experimental de vidro, que une arte, ciência e inclusão. A apresentação faz parte das comemorações de 27 anos da BCo, completados no dia 17 de agosto.
O Sons Vítreos é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, e ao Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV-Fapesp). O grupo é formado por pessoas com e sem deficiência visual e mobilidade reduzida e apresenta uma coletânea de músicas nacionais e internacionais, tocadas ao som de instrumentos tradicionais como violão, sanfona e timba, além de idiofones de vidro como caxixi, xequerê, triângulo, pau de chuva, carrilhão e hialofone.
Em 2022, Ano Internacional do Vidro, o projeto está recebendo novos integrantes e ampliando a construção de instrumentos em vidro, com a participação de pesquisadores e artistas. Nos espetáculos, música e poesia se unem para encantar o público e mostrar a arte e a ciência de modo inclusivo. O evento na BCo é gratuito e aberto ao público.

Contato para esta matéria: João Eduardo Justi Telefone: (16) 981587168
« voltar