OAB-ES - Ordem dos advogados do Brasil Seção do Espírito Santo

04/30/2024 | News release | Distributed by Public on 04/30/2024 14:12

OAB-ES e SESP-ES tratam sobre ampliação da Sala Lilás para mais municípios capixabas

Também esteve presente, o assessor jurídico da OAB-ES, Michel Gomes.


A secretária-geral adjunta, Silvia Lameira Hansen e o diretor da ESA-ES, Lauro Coimbra, foram recebidos pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas; pelo subsecretário, coronel Márcio Celante Weolffel e a delegada e gerente de Proteção à Mulher, Michelle Meira Costa na tarde desta terça-feira (30/04), em Vitória. A visita institucional aconteceu na SESP.


A pauta principal foi a expansão do projeto Sala Lilás para os demais municípios capixabas. Também esteve presente, o assessor jurídico da OAB-ES, Michel Gomes.


A Sala Lilás é uma iniciativa da Ordem e voltada para proporcionar um ambiente seguro e especializado para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.A expansão do projeto foi idealizada pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho.


No encontro, também foram discutidas estratégias para aumentar o alcance do projeto no Estado.


A secretária-geral adjunta, Silvia Lameira Hansen, que está a frente do projeto destacou sua importância.

"À medida que ampliamos nossas iniciativas, como o projeto Sala Lilás, que se soma ao sucesso das Salas Marias, estamos fortalecendo nossa resposta à violência contra as mulheres. Cada nova sala que inauguramos é mais do que um espaço físico; é um símbolo de esperança e um passo concreto para apoiar as mulheres que buscam ajuda. Não estamos lidando apenas com estatísticas; estamos ajudando mulheres reais a reconstruir suas vidas e a encontrar segurança e justiça."

"Por trás de cada estatística, há uma vida, uma narrativa de dor e coragem. Na luta contra a violência doméstica, lembremos sempre: não são apenas números, são vidas que clamam por nossa compaixão e ação."


O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, falou sobre a importância do projeto.

"Todo e qualquer projeto que venha para agregar humanização e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica é bem-vindo. Temos que dar acolhimento a essas vítimas que sofrem tanto no ambiente onde deveriam estar mais seguras. Lançamos as salas Maria em delegacias da Grande Vitória, vamos expandir e a Sala Lilás também é uma ferramenta importantíssima, nessa mesma função. Temos que extinguir esse tipo de crime", afirmou Ricas.

E a ESA-ES participará do projeto oferecendo cursos especifico de capacitação contra violência doméstica a advocacia da regiões e comunidades envolvidas.


"A ESA vem somar com esse importante projeto de proteção à violência doméstica e irá ofertar capacitação para a advocacia da região, para a comunidade, justamente para combater a violência doméstica e auxiliar no projeto da Casa Lilás. Com essa iniciativa esperamos reduzir o número de casos de violência doméstica e proteger cada vez mais as mulheres e as famílias", afirmou o diretor da ESA-ES, Lauro Coimbra.


A reunião também reafirmou o compromisso da OAB-ES com a proteção dos direitos das mulheres e a promoção de ações eficazes para combater a violência de gênero. O encontro marca um passo significativo para avançar na luta contra a violência de gênero e apoio às mulheres capixabas.