Ministry of Foreign Affairs of the Portuguese Republic

02/01/2023 | Press release | Distributed by Public on 02/01/2023 09:32

4.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro

Já é conhecido o vencedor da 4.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, atribuído em conjunto pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Ninguém volta ao que deixou é o romance galardoado da edição deste ano, da autoria de Paulo Rodrigues Ferreira, um cidadão nacional a residir na Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América.

Penélope Rodrigues foi o pseudónimo escolhido por Paulo Rodrigues Ferreira para concorrer. Nascido em 1984, em Torres Vedras, doutorou-se em História Contemporânea e é atualmente leitor de português na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, onde ensina Língua e Literatura Lusófona. O seu currículo conta ainda com o ensino do português no Queens College e no Bronx Community College, em Nova Iorque.

A obra vencedora foi selecionada de entre mais de sessenta candidaturas provenientes de catorze países: Brasil, Alemanha, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Bulgária, China (Macau), França, África do Sul, Canadá, Irlanda, Bélgica, Angola, Guiné-Bissau e Espanha).

Luís Filipe de Castro Mendes presidiu ao júri desta edição, composto ainda pela editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes, e pela professora Martina Matozzi, da Universidade de Coimbra.

O prémio, que contempla o valor pecuniário de cinco mil euros e a publicação do trabalho pela editora pública portuguesa, é dirigido a portugueses residentes no estrangeiro e a lusodescendentes, tendo como objetivo reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas das comunidades portuguesas.

O galardão tem uma periodicidade anual, desde 2019, e distingue trabalhos inéditos nas áreas de Ficção e Poesia, confirmando, a cada edição, o interesse e a qualidade do trabalho criativo das portuguesas e dos portugueses que compõem a nossa diáspora.

Lisboa, 01 de fevereiro de 2023