Governo do Estado do Amapá

03/27/2024 | Press release | Distributed by Public on 03/27/2024 14:08

‘Vou conversar e sorrir sem ter vergonha’, conta agricultora após reabilitar 17 dentes no programa Mais Sorrisos, em Mazagão

quarta, 27 de março de 2024 - 16:00h
'Vou conversar e sorrir sem ter vergonha', conta agricultora após reabilitar 17 dentes no programa Mais Sorrisos, em Mazagão
Osmadete da Silva foi o caso mais complexo realizado na Vila Maranata, local onde se concentra a ação do Governo do Amapá.
Por: Winicius Tavares
Whatsapp
Tweet
Foto: Kleber Wandel/Agencia Grito
Osmadete tinha vergonha de interagir com as pessoas por conta da falta de dentes na boca

Na comunidade de Vila Maranata, em Mazagão, a vida da agricultora Osmadete da Silva, de 58 anos, foi transformada pelo programa Mais Sorrisos, promovido pelo Governo do Amapá. Com equipamentos modernos e atendimento especializado, a ribeirinha pôde reabilitar mais da metade dos seus dentes em um único dia. A ação está alinhada ao Plano de Governo, que tem a saúde como prioridade.

Com 17 tratamentos de canal, o caso da agricultura foi o mais desafiador do programa. Apesar da complexidade, Osmadete não relatou dores durante ou após o procedimento, que foi realizado com sucesso pelo protocolo de atendimento odontológico do Projeto 32, que garante rapidez e eficácia na reabilitação dentária.

Com um novo sorriso composto por dentes de cerâmica, ela compartilha a história de superação, pois o receio em sorrir e conversar com as pessoas, por conta das falhas nos dentes, não vai existir mais.

"Eu tinha vergonha de sorrir e dores constantes. Sem condições financeiras, parecia impossível cuidar dos meus dentes. Agora, me sinto bem e muito feliz. Poder sorrir e conversar sem constrangimento é uma sensação indescritível. Agradeço ao Governo do Estado pelo esforço em atender comunidades distantes como a nossa. Essa lembrança ficará guardada para sempre em meu coração", compartilha Osmadete, emocionada.

O procedimento envolveu uma atenção redobrada, com a realização de 10 tratamentos em uma única sessão para evitar excessos de anestesia e desconforto. Sete dos seus dentes foram reforçados com pinos de fibra, visando garantir resultados duradouros.

Os equipamentos utilizados, como o Primescam e o Primemill, representam o que há de mais moderno em odontologia digital, oferecendo a melhor câmera do mundo, fresagem de alta precisão, desenho e fabricação pela máquina.

Mais Sorrisos

A ação é coordenada pela cirurgiã dentista e primeira dama do Estado, Priscilla Flores, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e parceiros. O projeto conta, ainda, com emenda de R$ 4 milhões, do senador Randolfe Rodrigues.

Além dos serviços de odontologia, também são ofertados serviços clínicos gerais e especializados para a população, com assistência farmacêutica, psicológica e exames laboratoriais. Comunidades adjacentes, localizadas na foz do Rio Ajuruxi, também são atendidas.

As equipes estão dispostas em dois ambientes, a Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o projeto, e a Escola Municipal Comunidade Maranata.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapáno ==> Instagrame Facebook.

Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!