Governo do Estado do Pará

06/16/2023 | Press release | Distributed by Public on 06/16/2023 12:29

Emmanuel Macron, presidente da França, pode vir ao Pará para Cúpula da Amazônia

MEIO AMBIENTE

Emmanuel Macron, presidente da França, pode vir ao Pará para Cúpula da Amazônia

Governador Helder Barbalho fez o anúncio durante o 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Cuiabá (MT)

Por Leonardo Nunes (SECOM)
16/06/2023 15h03

O governador paraense e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho, presidiu nesta sexta-feira (16), a 1ª Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, durante o encerramento oficial do 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Cuiabá (MT). Na oportunidade, Barbalho avisou aos demais chefes de Executivos estaduais, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está articulando a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, para participar da Cúpula da Amazônia - agenda que vai reunir, em Belém (PA), países onde há a presença da floresta amazônica.

A 'Cúpula da Amazônia' será realizada nos dias 8 e 9 de agosto no Hangar - Convenções e Feiras e também irá receber, em eventos paralelos, autoridades e especialistas nacionais e locais, além de membros da sociedade civil, para debater o desenvolvimento socioeconômico e preservação do bioma.

"Importante colocarem no radar de vocês que nos dias 7 a 9 de agosto, a princípio, está confirmada a presença de todos os presidentes dos países da Pan-Amazônia. Também existe a possibilidade, vai depender da visita que o presidente Lula fará à França, que se não me engano será na próxima semana, onde irá formalizar o convite para que o presidente Macron também esteja no evento de Belém", informou o governador paraense.

"A França está como país participante enquanto observador na Cúpula da OTCA [Organização do Tratado de Cooperação Amazônica], que acontecerá em Belém entre os dias 7 e 9 de agosto, e a minha sugestão é que se faça uma agenda paralela neste período para aproveitarmos a presença de líderes internacionais e debatermos a Amazônia", ponderou Helder Barbalho.

Além do governador paraense, também participaram os governadores ou representantes do Estados do Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Rondônia e Maranhão.

Fortalecimento - Após o evento com os governadores, em coletiva de imprensa, Helder Barbalho reforçou que os Estados que fazem parte da Amazônia Legal estão buscando o fortalecimento institucional para enfrentarem os desafios. "Particularmente o desafio territorial, certamente, é um dos maiores. Seja pela extensão, dificuldades logísticas e também sobreposição de jurisdição destas áreas. Temos um território em que a maior parte é de jurisdição federal", pontuou.

"Necessita, portanto, a interface entre os agentes federais e os agentes locais no intuito de garantir, por exemplo, o cadastro ambiental rural, a regularização fundiária, o licenciamento ambiental e ações de assistência para que possamos impulsionar economias de baixo carbono que possam ser soluções e que compatibilizem a agenda ambiental com o desafio econômico e social", ponderou.

Carta de Cuiabá - Ainda durante a agenda de compromissos, os governadores debateram e validaram a Carta de Cuiabá, com o posicionamento sobre a Cúpula da Amazônia e referendaram a nomeação de Marcello Brito como novo secretário executivo do Consórcio da Amazônia Legal, além da criação das Câmaras Setoriais de Agricultura e Economia Verde, e de Cultura.

Agenda - Os chefes de Estado foram recepcionados no local do evento, Palácio Paiaguás, pelo anfitrião, governador Mauro Mendes. Entre reuniões fechadas e bilaterais, os gestores se reúnem na Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, onde debateram os resultados das reuniões das Câmaras Setoriais de Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Agricultura, realizadas na quarta e quinta-feira (14 e 15), e eventos da agenda Pan-Amazônia.