Prefeitura Municipal de Vitória

05/08/2021 | News release | Distributed by Public on 05/08/2021 13:13

Educação - Estudantes da EJA são atendidos pelo ensino remoto emergencial

Divulgação Seme

A rede de ensino de Vitória tem, hoje, 1.877 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo 394 no 1º segmento, que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e outros 1.483 que estão no 2º segmento, que seriam os anos finais.

Apesar da definição de retorno presencial para os estudantes regularmente matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental às salas de aula (o grupo azul retorna dia 10 e o grupo laranja no dia 17), além dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil (dia 17), os estudantes da EJA ainda não retornam à modalidade presencial.

Isso porque a definição de retorno levou em consideração a idade e o comportamento da pandemia entre as crianças, perfil que não corresponde aos estudantes da EJA.

Segundo dados informados pelo Governo do Estado, na última sexta-feira (7), crianças de até dez anos representam apenas 1,32% do total de casos de covid-19 no Espírito Santo.

'A EJA é vista com muito carinho e cuidado pela Secretaria de Educação. Nós temos estudantes que estão dentro do 1º segmento, mas, no momento, não podemos retornar com eles presencialmente porque o perfil de retorno, seguindo a ciência e a recomendação do Ministério Público, é para Educação Infantil e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental', explicou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Vínculo com os estudantes

Os quase 2 mil estudantes matriculados na EJA estão sendo atendidos pelo ensino remoto emergencial, seja por meio dos roteiros de estudo impressos, retirados nas unidades de ensino, ou ainda acessando a plataforma AprendeVix, com atividades, conteúdo e interação dos estudantes com o professor na sala de aula virtual.

As equipes das unidades de ensino estão empenhadas em manter o vínculo com esses estudantes, por isso, o contato e o atendimento às turmas da EJA têm sido feitos por meio de chamadas de vídeo, ligação telefônica, encontros virtuais e aulas no Google Meet, atendimentos por grupos de WhatsApp, entre outros recursos.

Veja como fica a volta às aulas

  • 10 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (grupo azul);
  • 17 de maio: estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (grupo laranja);
  • 17 de maio: crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) não haverá revezamento entre as crianças.

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.