ECOWAS - Economic Community of West African States

05/29/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/29/2024 04:53

49º Aniversário da CEDEAO celebrado em Cabo Verde com enfoque no envolvimento da juventude

49º Aniversário da CEDEAO celebrado em Cabo Verde com enfoque no envolvimento da juventude

29 Mai, 2024

24 de maio de 2024 Praia, Cabo Verde - O 49º aniversário da CEDEAO foi marcado por uma atividade central denominada "Conhecer a CEDEAO", organizada pelo Gabinete do Representante Residente do Presidente da CEDEAO em Cabo Verde na Escola Secundária Manuel Lopes, realizada na Ilha de Santiago, com o objetivo de educar e inspirar os alunos de vários municípios da ilha.

As celebrações deste ano centraram-se no tema "Reforçar a Unidade Regional, a Paz e a Segurança". O evento incluiu uma série de apresentações destinadas a promover uma compreensão mais detalhada do papel e das iniciativas da CEDEAO na integração regional. Os estudantes tiveram uma oportunidade ímpar de conhecer os esforços da Comissão na promoção da cooperação económica e da coesão social entre os Estados da África Ocidental.

Ao longo da manhã, os alunos participaram em sessões interactivas que abordaram vários temas, tais como a diversidade cultural, a riqueza geográfica e o desenvolvimento socioeconómico dos Estados membros da CEDEAO. Estas apresentações tiveram como objetivo realçar a importância da integração regional e os benefícios que traz para o desenvolvimento coletivo da região da África Ocidental. A agenda incluiu uma sessão de sensibilização, centrada na apresentação do recém-inaugurado Centro Multinacional de Coordenação Marítima da CEDEAO na Zona G, com sede na Praia, oferecendo aos estudantes uma perspetiva próxima das operações da CEDEAO.

Uma componente chave da celebração foi o foco nos aspectos culturais e geográficos dos estados membros. Os alunos exploraram o património cultural diversificado da região através de apresentações multimédia e debates, que enfatizaram os valores partilhados e os objectivos comuns dos países da CEDEAO. Os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente em actividades culturais numa demonstração de talentos de canto e dança.

As actividades também incluíram perguntas e debates, encorajando os alunos a participarem ativamente e a envolverem-se com o material apresentado. Esta abordagem interactiva não só tornou a aprendizagem mais agradável, como também assegurou que os alunos pudessem relacionar a informação com a sua vida quotidiana e aspirações futuras.

O Representante Residente do Presidente da CEDEAO em Cabo Verde, Dr. Samuel Lamptey, durante o seu discurso, sublinhou a importância de envolver os jovens em tais comemorações. Ele sublinhou que o futuro da CEDEAO está nas mãos da geração mais jovem, e é crucial equipá-la com o conhecimento e a compreensão da missão e das realizações da organização. O Representante sublinhou o Plano de Ação Estratégico da Política da Juventude da CEDEAO (SPAO), que é um plano de 10 anos que visa promover o desenvolvimento e o empoderamento da juventude na região da CEDEAO.

O SPAO foi adotado em 2016 e baseia-se nos pilares da Educação e Formação, Emprego e Empreendedorismo, Saúde e Bem-Estar, Paz e Segurança, e Governação e Participação. O SPAO identifica uma série de desafios enfrentados pelos jovens na CEDEAO, incluindo a elevada taxa de desemprego, a falta de acesso à educação e à formação e os maus resultados em termos de saúde.

O plano define uma série de estratégias para enfrentar estes desafios, incluindo o investimento na educação e na formação, a criação de emprego e o apoio ao empreendedorismo, a melhoria do acesso aos cuidados de saúde, a promoção da paz e da segurança e o reforço da participação dos jovens na governação.

  • Compartilhar: