B3 SA Brasil Bolsa Balcao

01/31/2023 | Press release | Distributed by Public on 01/31/2023 08:22

B3 firma parceria com IRTrade para simplificar apuração e pagamento do Imposto de Renda

31/01/2023

B3 firma parceria com IRTrade para simplificar apuração e pagamento do Imposto de Renda

Investidores terão à disposição mais uma opção de ferramenta para cálculo e recolhimento de Imposto de Renda das operações de renda variável

São Paulo, 31 de janeiro de 2023 - A B3, a bolsa do Brasil, firmou parceria com a IRTrade, uma fintech com 13 anos de experiência, especializada em soluções de pós operação de renda variável, para ajudar o investidor na etapa cálculo de Darfs e recolhimento do imposto de suas aplicações na bolsa, bem como a emissão de informes padrão da Receita Federal para elaboração da declaração anual do Imposto de Renda.

Por meio da conexão, sempre com o consentimento do investidor, a IR Trade carregará automaticamente e de forma totalmente segura os dados de negociações realizadas em produtos de bolsa. Com isso, mesmo que o cliente tenha conta em mais de uma corretora, os dados serão reportados de forma consolidada.

"A B3 tem atuado na construção de parcerias para prover melhores soluções para as pessoas físicas. A declaração do Imposto de Renda anual e apuração das DARFs ainda constituem uma barreira para investimentos em renda variável. Por isso, é fundamental seguirmos avançando em parcerias nesse sentido", afirma Vinicius Brancher, superintendente de Negócios Pessoa Física da B3.

"Nos integramos à B3 para simplificar a vida de quem realmente importa: nosso cliente! A IRTrade não é uma calculadora, é uma empresa de pessoas para pessoas, composta por uma experiente equipe multiprofissional qualificada, que proporciona uma relação de confiança, ao prestar atendimento exclusivo e humanizado à realidade de cada cliente. Futuro e a evolução só acontecem, quando unimos conhecimento e expertises. Por isso, reiteramos nosso sentimento de privilégio por essa nova parceria com a B3, que dará a nossos clientes a melhor experiência para focar no que realmente importa: o tempo de cada um", afirma Igor Moreira, fundador da IR Trade

Em 2022, mais de 800 mil pessoas físicas chegaram à B3, num total de 5 milhões de investidores em produtos de renda variável. O crescimento vem sendo constante nos últimos anos, tendo ganhado força a partir de 2018.

Além da IR Trade, em 2022 a B3 firmou parcerias também com a Mycapital e a Grana Capital e continua em seu esforço de buscar novos parceiros que contribuam para melhorar a experiência dos investidores.

A Área do Investidor da B3 é uma plataforma que permite aos investidores acessarem suas posições (ações, ETFs, FIIs, BDRs, entre outros) e acompanharem suas movimentações de forma organizada, consolidada e segura. A plataforma foi projetada para disponibilizar APIs para que fintechs e instituições financeiras ofereçam soluções que facilitem a jornada do investidor.