Governo do Estado do Pará

03/23/2024 | Press release | Distributed by Public on 03/23/2024 10:47

Em Tucuruí, profissionais da Policlínica do Lago orientam os usuários sobre os cuidados da saúde renal

ALERTA

Em Tucuruí, profissionais da Policlínica do Lago orientam os usuários sobre os cuidados da saúde renal

Ação foi alusiva ao Dia Mundial do Rim comemorado, este ano, no dia 14 de março

Por Ascom (Ascom)
23/03/2024 13h30

[Link]A possibilidade de acesso universal e gratuito aos serviços e as informações sobre saúde, é fundamental para a promoção da qualidade de vida da sociedade. Referência para a população de sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí - Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí, a Policlínica do Lago conta com um atendimento especializado em nefrologia, que faz o acompanhamento completo dos pacientes com doenças renais.

Na última sexta-feira, 22, os profissionais da unidade encerram uma programação especial, alusiva ao Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, desde o ano de 2006. "Uma série de palestras, dinâmicas e orientações foram feitas aos profissionais e usuários da unidade, como objetivo alertar e promover a conscientização sobre as doenças renais e a importância de sua prevenção, diagnóstico precoce e tratamento especializado e adequado", explicou Maria Cristina, gerente assistencial da Poli Lago de Tucuruí.

[Link]Orientações

A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde dos rins. Uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a prevenir doenças renais e a manter o bom funcionamento, é o que apontou a nutricionista Alynny Rayla. "Devemos evitar alimentos ultraprocessados e ricos em sal também, pois é essencial para manter a saúde dos rins. E claro, não podemos esquecer de ingerir água suficiente e praticar atividades físicas", disse.

Já a psicóloga Jaqueline Rebelo destaca que os indivíduos mantêm uma forma única de pensar, de sentir, de se comportar. "Algumas ações podem não nos beneficiar quando o assunto é saúde. Neste sentido, a psicologia tem um papel essencial quando se trata de prevenção de doenças, já que o profissional se propõe a caminhar junto ao paciente, na busca do autoconhecimento. Um dos objetivos é motivar o paciente a investir em caminhos que promovam sua qualidade de vida", ponderou.

[Link]Experiência

A autônoma Rosangela Soares, 30 anos, acompanha sua mãe durante a hemodiálise. Ela considerou fundamental a iniciativa. "Ficou um alerta. No meu caso, eu já sabia que os diabéticos e hipertensos têm maior risco de ter problemas renais, pois já participei de outras reuniões aqui com a equipe multiprofissional", comentou. "Inclusive eu não conhecia o exame de creatinina. Não sabia o nome, não sabia que era tão simples e tão acessível para realizar", acrescentou.

Já a enfermeira da Qualidade, Juliana Souza, que também participou das palestras, parabenizou a programação. "Acredito na grande conquista do município com a chegada dos serviços de hemodiálise. Ações como essas, reforçam cuidados essenciais para não se tornar um paciente renal, ficou evidente que a prevenção através de exames de rotinas, atividades físicas, hábitos mais saudáveis, manutenção e preservação da saúde mental, são fatores fortes que mitigam possibilidades de adoecimento, portanto, a prevenção sempre será nosso maior objetivo quanto instituição de saúde", ratificou.

[Link]Serviço

A Poli Lago de Tucuruí oferta exames gratuitos de glicemia, aferição de pressão arterial e medição do índice de massa corporal aos usuários e colaboradores da unidade. "O objetivo da campanha é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença renal e oferecer cuidados preventivos com foco na equidade no acesso ao tratamento", destacou Lucelia Cristina, enfermeira da hemodiálise.

A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí.

Para ter acesso aos serviços da Policlínica é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na Atenção Primária, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso garante uma distribuição equitativa dos serviços.