Ministry of Defence of República Federativa do Brasil

03/27/2024 | Press release | Distributed by Public on 03/27/2024 12:55

Marinha lança ao mar 3º submarino construído 100% no Brasil com geração de 60 mil empregos


Brasília (DF), 27/03/2024
- Nesta quarta-feira, (27), em cerimônia realizada no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil lançou ao mar o terceiro submarino convencional do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), para fortalecer as capacidades da Força Naval na defesa do país. O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou do evento junto ao Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Presidente da França, Emmanuel Macron. As autoridades foram acompanhadas pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

[Link].

Com produção 100% em território nacional, a iniciativa gera, aproximadamente, 60 mil empregos diretos e indiretos, além de alavancar a Base Industrial de Defesa (BID) brasileira com a participação de cerca de 700 empresas.

Na oportunidade, o presidente Lula destacou que o "Prosub garante a soberania naval brasileira, promove empregos e traz inovação". Na mesma linha, o ministro José Mucio ressaltou os benefícios do projeto para além da segurança do país. "O segmento da indústria de defesa é responsável, aproximadamente, por 2,9 milhões de postos de trabalhos formais e responde por 4,78% do nosso Produto Interno Bruto. Em 2023, as exportações autorizadas relativas à indústria da defesa foram 127% maiores do que em 2022, atingindo o segundo melhor desempenho desde o início deste acompanhamento em 2001", afirmou.

[Link].

Construído totalmente no Brasil, o S42 "Tonelero" é o terceiro de uma série de quatro unidades equipadas com avançado sistema de propulsão diesel-elétrica. Com eficiência energética e flexibilidade operacional para defesa da soberania nacional e das águas territoriais da Amazônia Azul, o equipamento representa um verdadeiro marco tecnológico nacional. Na sequência dos modelos convencionais, o Prosub também prevê o desenvolvimento do primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear, o "Álvaro Alberto".

[Link].

Desenvolvidos em parceria com a França, a iniciativa conta com cláusula de transferência de tecnologia, o que permite ao Brasil projetar, construir e manter seus próprios submarinos convencionais e nucleares. Além disso, fortalece a indústria nacional, estimula o desenvolvimento tecnológico e abre a possibilidade de exportação de novas tecnologias do segmento no futuro. Com cerca de 72 metros de comprimento e pesando quase duas mil toneladas, o Tonelero leva o nome da principal ação naval da Marinha Imperial Brasileira na Guerra do Prata, em 1851.

Assim como dar nomes aos meios militares, o ato do batismo também é uma tradição cultivada no âmbito das Forças Armadas. A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, foi responsável pelo batismo do novo vetor de defesa naval. O ato simboliza a proteção dos homens que se lançarão ao mar.

Estiveram presentes, também, à solenidade o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira; o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o Assessor Especial do Presidente da República, Embaixador Celso Amorim; o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Rui Chagas Mesquita; e o Presidente da Itaguaí Construções Navais, Renaud Poyet; entre outras autoridades militares e civis.

PROSUB- Parceria firmada em 2008, entre Brasil e França, o programa prioriza a aquisição de produtos e sistemas nacionais para a área naval e para o desenvolvimento de indústrias brasileiras na área de defesa, englobando setores como eletrônica, mecânica (fina e pesada), eletromecânica e química, além da mão de obra especializada. Desde a sua criação, cerca de 700 empresas estão envolvidas no programa, além do intercâmbio com 23 universidades e instituições de pesquisa na área naval, e a geração de, aproximadamente, 60 mil empregos diretos e indiretos.

Por Ruane Santos
Fotos: Marinha do Brasil

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071