Ministry of Tourism of the Federative Republic of Brazil

05/15/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/15/2024 18:02

Na Câmara, ministro do Turismo apresenta ações emergenciais para o Rio Grande do Sul

"Uma hora nós vamos superar esse momento e precisamos estar preparados para que a atividade econômica possa ser retomada a todo vapor". Foi o que enfatizou o ministro do Turismo, Celso Sabino, ao detalhar, nesta quarta-feira (15.05), na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), as ações emergenciais do órgão voltadas à superação de dificuldades no Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas.

Entre as ações já implantadas pelo Ministério, Sabino citou a liberação de R$ 100 milhões do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) direcionada para a reconstrução da infraestrutura turística do estado e disponível aos empreendedores privados prejudicados pelas enchentes; a publicação da portaria que suspende, por até seis meses, o pagamento de parcelas do crédito contratado pelo Fundo e a liberação de todas as obras de infraestrutura turística e emendas parlamentares destinadas ao estado. As ações ajudarão na retomada da economia gaúcha.

O ministro Celso Sabino destacou a união de forças do Governo Federal, do Congresso Nacional e do Poder Judiciário no sentido de auxiliar o Rio Grande do Sul e agradeceu a colaboração de voluntários na tarefa. "Eu quero agradecer a todos que têm ajudado a apoiar o nosso Rio Grande do Sul. O Brasil está mobilizado, sensibilizado em solidariedade e apoio ao povo gaúcho", apontou.

Sabino ainda informou aos parlamentares que o MTur lançou uma campanha de sensibilização para incentivar o reagendamento de viagens ao Rio Grande do Sul e que o Salão Nacional do Turismo, marcado para agosto, no Rio de Janeiro (RJ), terá como foco a promoção de atrativos gaúchos, a fim de estimular a procura da região por turistas.

O presidente da Comissão de Turismo da Câmara, deputado Paulo Litro (PR), elogiou a disposição do ministro em comparecer à Casa para expor as iniciativas da Pasta. "O ministro, antes de a gente fazer o requerimento, já oficiou esta Comissão se colocando à disposição para vir fazer a explanação sobre as medidas para ajudar o povo gaúcho. A gente percebe, na sua explanação, o trabalho do Ministério do Turismo na reconstrução do Rio Grande do Sul", enalteceu.

PROGRAMAS - Durante a audiência, Celso Sabino também enumerou várias iniciativas implantadas pelo MTur para promover o desenvolvimento do setor em todo o país. O ministrou citou projetos a exemplo do Conheça o Brasil: Voando, que incentiva a realização de viagens por brasileiros no território nacional, e o apoio financeiro a obras de infraestrutura turística, que em 2023 contaram com um investimento total de R$ 380 milhões do MTur, entre outros projetos.

Sabino enfatizou o empenho do Governo Federal para fortalecer o mercado turístico, em colaboração junto ao Congresso Nacional. "O presidente da República elegeu o turismo como prioridade do seu governo para desenvolver a nossa economia. E tenham todos a certeza de que todas as orientações dele sempre passam por ouvir cuidadosamente, com muita atenção, esse Congresso Nacional", sublinhou o ministro.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo