05/14/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/14/2024 08:26
Dois eventos, no mesmo dia, atualizaram técnicos da CATI e produtores rurais sobre saúde, análise e correção do solo
Em seu terceiro módulo, capacitação do Integra SP Agro envolveu mais de 60 técnicos extensionistas de Regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), no anfiteatro do Pavilhão de Agricultura da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) - Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, no dia 8 de maio último.
O programa Integra SP Agro, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Rede ILPF e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atua na ampliação da adoção dos sistemas integrados Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) em território paulista.
O módulo da capacitação teve foco na qualidade do solo em sistemas integrados, passando também pela interpretação de análise de solo. Paulo Pavinato, professor da Esalq-USP, abordou amostragem de solo, avaliação da fertilidade do solo, recomendação de adubação, corretivos de solo e condicionadores. "Buscamos apresentar como uma interpretação geral pode ser feita nos sistemas integrados, que são diferenciados e estão em difusão no estado e no país", disse.
O manejo da fertilidade do solo foi o tema central da palestra de Alberto Bernardi, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste. "A fertilidade do solo, nestes sistemas, acaba sendo mais desafiadora, por serem sistemas mais complexos. Muitas vezes, nosso conhecimento foi construído sobre culturas 'solteiras'", observa.
Henrique Bellinaso, engenheiro agrônomo da CATI Regional Piracicaba, acredita que a capacitação dá maior segurança aos técnicos da CATI, "principalmente de atender às demandas dos produtores de São Paulo, que têm interesse em aderir aos sistemas integrados", diz.
CA de Capivari também levou atualização para produtores
Mais tarde, em parceria local, a Casa da Agricultura (CA) de Capivari promoveu palestra com a presença de cerca de 40 produtores rurais da região, para discutir as diferenças entre diferentes adubos e corretivos de solo. O zootecnista Jairo Guida falou sobre calagem e adubação com foco em produtividades em culturas de ciclo anual ou bianual, com intensa participação dos agricultores, que trouxeram dúvidas quanto ao manejo do solo na cultura da cana-de-açúcar, sobre a qual a economia agrícola do município se assenta historicamente.
Participaram das boas-vindas Ricardo Paterniani e João Castellani, ambos da CA de Capivari; Gustavo Ferraz de Arruda Vieira, engenheiro agrônomo da CATI Regional Piracicaba; e Arlindo Batagin Jr., do Sicoob local, que apoiou o evento.