Government of the Republic of Angola

02/21/2024 | Press release | Distributed by Public on 02/21/2024 15:52

Destacado papel de Angola na promoção do desenvolvimento sustentável

O papel de Angola na cooperação, solidariedade regional e promoção do desenvolvimento sustentável foi destacado esta quarta-feira, 21 de Fevereiro, em Luanda, pelo co-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária (EU), Carlos Zorrinho, na abertura da Assembleia Parlamentar Paritária da OEACP-EU.

Carlos Zorrinho, deputado português, realçou, igualmente, o Acordo de Facilitação de Investimento Sustentável, recentemente assinado entre a União Europeia e Angola, resultante do empenho da organização parlamentar em criar parcerias para o progresso.

"É um acordo que incorpora uma visão comum para promover o investimento, o crescimento económico e a solidariedade ambiental, contribuindo activamente para a vontade expressa por Angola de diversificar a sua economia".

Durante a sua intervenção no Parlamento angolano, no acto que contou com a presença da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, o deputado apontou outros ganhos já conquistados pela organização, além dos sectores do petróleo e do gás, na sequência do consentimento do Parlamento Europeu para a ratificação do texto pela União Europeia, na sua sessão plenária de 7 de Fevereiro.

"Espero que está boa prática possa servir de exemplo para futuras colaborações entre a União Europeia e os Estados da Organização África, Caraíbas e Pacífico, e permitir mais e mais sustentáveis investimentos em áreas como a energia verde, as cadeias de valor agroalimentar, a inovação digital, as pescas, a logística e as matérias-primas essenciais, apenas para dar alguns exemplos".

Na primeira sessão da Assembleia Paritária entre a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) e a União Europeia (EU), Carlos Zorrinho lembrou aos parlamentares a necessidade da materialização do Acordo de Samoa, que anuncia uma nova era na colaboração e parceria entre as nações que o integram.

"É uma era de compromisso com o progresso mútuo, o desenvolvimento sustentável e a prosperidade partilhada. Hoje, quando nos reunimos ao abrigo deste acordo histórico, creio poder falar em nome de todos ao afirmar que o fazemos, e o fazemos com muita determinação", sublinhou.

A organização, disse Carlos Zorrinho, conta agora com uma Assembleia Parlamentar Paritária e três Assembleias regionais grandes a assumirem-se como plataformas de debate, diálogo, de aprofundamento da compreensão mútua, mas também do escrutínio e do aconselhamento na definição das prioridades das políticas e dos projectos.

Por sua vez, a co-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária (OEACP), Ana Rita Sithole, ressaltou a importância das mesas regionais e paritárias da Assembleia Parlamentar na resposta eficaz aos desafios e aspirações dos povos e comunidades que serve.

"A liderança da Assembleia Parlamentar Paritária desempenha um papel vital na definição da agenda, prioridades e acções da Assembleia, por ser uma função que exige proactividade no envolvimento com os parlamentares na compreensão das necessidades dos seus eleitores políticos e na defesa de políticas e iniciativas que reflictam seus interesses a nível da nossa Assembleia," acrescentou.

Para Ana Rita Sithole, ao promover a inclusão, colaboração e capacidade de resposta, as religiões podem aumentar a legitimidade e o impacto do trabalho da Assembleia Parlamentar Paritária, contribuindo para o bem-estar e a prosperidade das regiões e comunidades que representa.

Ana Rita Sithole destacou e agradeceu a hospitalidade e o apoio prestados pelo Governo angolano, liderado pelo Presidente da República, João Lourenço, sublinhando o esforço conjunto para o sucesso da parceria OEACP-União Europeia.

"A realização bem-sucedida da Assembleia Parlamentar Paritária aqui em Angola e o trabalho muito significativo realizado por sua equipa e excelência exemplificam a qualidade da vossa liderança. Por isso, mais uma vez, obrigada," ressaltou.