OAB-ES - Ordem dos advogados do Brasil Seção do Espírito Santo

05/06/2024 | News release | Distributed by Public on 05/06/2024 14:27

Sala da OAB no Fórum Criminal de Vitória levará o nome do advogado Luís Gonzaga Pinto da Gama

Durante sessão ordinária do Conselho da OAB-ES, realizada na sexta-feira (22/03), os conselheiros por unanimidade votaram pelo reconhecimento de Luís Gonzaga Pinto da Gama como advogado e, em sua homenagem, a sala principal do Fórum Criminal levará seu nome.


Essa é uma conquista e resultado do trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Igualdade Racial da OAB-ES, que levou o pedido ao Conselho Pleno da Seccional Espírito Santo.


Na ocasião, a sessão foi presidida pela vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão, e a relatoria do voto ficou a cargo da conselheira Edilamara Rangel Gomes Alves Francisco.


Atualmente, o Fórum Criminal está localizado no Centro de Vitória e, mesmo com a sua transferência para Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a sala terá uma placa e continuará com o nome de Luís Gonzaga Pinto da Gama.

A presidente da Comissão de Igualdade Racial, Hellen Tibúrcio falou sobre a conquista. "Reconhecer Luiz Gama como advogado é mais do que uma homenagem à sua contribuição na luta contra o racismo no Brasil. É também um reconhecimento do seu papel inspirador, alimentando a coragem e a resistência das pessoas na luta por justiça e igualdade. Ele foi um verdadeiro pioneiro e herói na defesa dos direitos humanos e civis, deixando um legado duradouro para as gerações futuras", destacou Tibúrcio


"É fundamental que nossa instituição reconheça a luta de homens e mulheres que abriram caminhos e pavimentaram as conquistas que hoje usufruímos. Considerando o momento crucial no mundo e no Brasil, de afirmação dos compromissos com a luta antirracista, a homenagem a Luiz Gama torna-se ainda mais simbólica", disse ainda.


'A Ordem dos advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo ao conferir ao advogado Luiz Gama uma sala com o seu nome reconhece o seu compromisso com a luta antirracista no Brasil, trazendo destaque a história de um advogado, orador, jornalista, escritor, sendo que sua luta foi fundamental para pavimentar o caminho trilhamos hoje. Eu me sinto extremamente feliz e honrada por ter relatado esse processo e por ter sido aprovada essa solicitação por unanimidade no conselho da OAB", afrimou a conselheira Edilamara


Quem foi Luiz Luís Gonzaga Pinto da Gama


O baiano Luís Gama, nascido em 1830, foi um advogado, abolicionista, orador, jornalista e escritor brasileiro, reconhecido como o Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil. Filho de mãe negra livre e pai branco, foi feito escravo aos 10 anos, permanecendo analfabeto até os 17 anos. Conquistou judicialmente sua própria liberdade e dedicou-se à advocacia em prol dos cativos, tornando-se, aos 29 anos, um autor consagrado e considerado o maior abolicionista do Brasil. Pautou sua vida na luta pela abolição da escravidão e pelo fim da monarquia no Brasil.