Governo do Estado do Pará

06/01/2023 | Press release | Distributed by Public on 06/01/2023 12:21

Polícia Civil prende integrantes de facção criminosa em Cachoeira do Arari

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil prende integrantes de facção criminosa em Cachoeira do Arari

Agentes da segurança pública cumpiram dois mandados de prisões preventivas e quatro de busca e apreensão e apreenderam armas e drogas

Por Ascom (Ascom)
01/06/2023 15h02

Foi deflagrada na quarta-feira (31) a Operação Discipulus (disciplina em latim), com foco no cumprimento de mandado para a prisão preventiva de suspeito de participação em uma facção criminosa, no município de Cachoeira do Arari. O homem seria aquele que mantinha a disciplina do grupo criminoso.

A equipe de policiais civis, comandada pelos delegados Artur Maurício e Itamar Aleixo, após trabalho investigativo, identificou, de forma detalhada, a participação de cada suspeito. Um procedimento foi instaurado pela polícia e o pedido da prisão preventiva, busca e apreensão foi aceito pela Justiça.

Em relatório feito pelos agentes de segurança, foi verificado que a organização criminosa recruta pessoas com a finalidade de praticar infrações penais e, dentro da facção, há uma divisão de tarefas para alcançar qualquer vantagem ilícita a ser partilhada entre os integrantes.

A polícia cumpriu os mandados de duas prisões preventivas e quatro de busca e apreensão. Com os suspeitos foram apreendidos cinco celulares, cinco cartuchos de munições deflagradas, duas de prata e certa quantidade de droga, entre maconha e oxi.

Segundo o delegado Artur Maurício, coordenador da operação, o trabalho se deu de forma exitosa pela ação conjunta de todos os policiais civis que atuaram na operação e pela contribuição da população.

"A equipe passou muito tempo monitorando, fazendo trabalho de campana, relatórios para identificar os envolvidos. Foram solicitadas as prisões preventivas através do delegado Itamar Aleixo e, na tarde de ontem, os policiais deflagraram os cumprimentos dos mandados de prisão, tendo total êxito."

O delegado ressalta ainda a importância que a sociedade de Cachoeira do Arari tem um papel fundamental para coibir o crime organizado e o tráfico de drogas.

Texto de Jeniffer Terra / Ascom Polícia Civil