TPI - Triunfo Participações e Investimentos SA

03/21/2023 | Press release | Archived content

Triunfo Transbrasiliana comemora o Dia Mundial da Água com ações de preservação dos recursos hídricos

A sustentabilidade é parte fundamental da estratégia de negócios da Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra o trecho paulista da BR-153. Além de conduzir de forma responsável as interações com o meio ambiente, buscando minimizar os impactos negativos decorrentes de suas operações, a Companhia conta com diversos programas voltados para o uso consciente e responsável dos recursos hídricos.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Concessionária irá participar de uma série de ações voltadas à preservação deste recurso em Lins e Ubarana, em São Paulo. A ideia é sensibilizar a comunidade sobre a importância dos pequenos gestos para grandes mudanças. E preservar a água, deve ser um dever de todos.

A data, criada pela ONU no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro (Rio-92) é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados à água.

Programação:

Eu Ajudo na Lata

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), a Concessionária esteve presente num estande, na Escola Estadual Fernando Costa, em Lins, para divulgar o projeto "Eu Ajudo na Lata, da Unimed Lins, na qual é parceira junto com a Sabesp. Com a iniciativa, já foram arrecadados mais de 940 quilos de lacres de latinhas de alumínio, desde 2019, e adquiridas oito cadeiras de rodas e três de banho que foram doadas para pessoas com a mobilidade reduzida. Além de dar um destino correto aos resíduos preservando o meio ambiente, a campanha ajuda a quem mais precisa.

Nascentes de Vida

Na próxima segunda-feira (27), a empresa realiza o projeto "Nascentes de Vida" com idosos atendidos pelos quatro Centros de Referência de Assistência Social - CRAS de Lins, no Horto Florestal do município. Em parceria com a AES Brasil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Lins, o programa de educação ambiental conta com uma visita guiada a uma nascente no Horto Florestal, além de ensinar sobre o ciclo da água por meio da confecção de miniterrários.

Soltura de alevinos

Para encerrar as atividades ainda em alusão ao Dia da Água, na terça-feira (28), a empresa participa da soltura de 40 mil alevinos das espécies Pacu Guaçu e Curimbatás, no Centro de Lazer "Gentil Moreira", mais conhecido como Prainha de Ubarana, às margens do Rio Tietê. Em parceria da AES Brasil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação terá a participação de alunos da rede municipal de ensino e incluirá também uma oficina de confecção de miniterrários. A soltura de alevinos faz parte do Programa de Repovoamento da AES Brasil, que visa a proteção e conservação de espécies nativas nos rios da região dos reservatórios.

A Companhia faz parte da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas - ONU, iniciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles o ODS 15, que busca proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.