Banco Santander (Brasil) SA

05/23/2022 | Press release | Distributed by Public on 05/23/2022 09:23

Dicas para evitar o golpe do Pix

O Pix tem pouco mais de um ano e já foi amplamente adotado pelos brasileiros se tornando o principal meio de transferência de valores. O sistema de pagamentos instantâneo criado pelo Banco Central veio para dar mais comodidade ao usuário e incluir diversos estabelecimentos digitalmente. Afinal, quem nunca passou no Pix uma água de coco depois de um passeio?

O serviço disponível 24h, mesmo com algumas restrições em determinadas faixas de horário, é extremamente seguro, mesmo assim é preciso ter um cuidado com ações mal-intencionadas que acabam utilizando a praticidade do sistema para aplicar golpes em usuários.

Quer saber como utilizar o Pix de maneira segura sem cair em possíveis golpes? Então continue a leitura e veja algumas dicas que preparamos para você.

Existem diversas maneiras utilizadas pelos criminosos para se apropriar dos dados dos usuários e realizar transações financeiras para contas criadas para receber dinheiro oriundos dessas atividades ilícitas.

Entre eles, está o WhatsApp clonado, por onde são enviados links com informações falsas, como prêmios, condições especiais em lojas, empréstimos ou até mesmo propostas de emprego.

Ao clicar no link, é solicitado um código enviado para o seu telefone, sendo na verdade, o código para acessar o WhatsApp e fazer o login na sua conta. Com acesso a sua lista de contatos, os criminosos passam a pedir dinheiro e transferir para contas de comparsas.

Outro tipo de golpe aplicado é a construção de páginas fictícias. O plano é enviar as vítimas do esquema para falsos websites onde dados e informações financeiras são roubados.

Os usuários devem primeiro registar uma chave, que pode ser um número de telefone, endereço de e-mail, CPF ou um número aleatório. É nesse momento que o esquema acontece. Com o fornecimento desses dados, é possível utilizar indevidamente o dinheiro na conta.

Agora que já conheceu alguns dos possíveis golpes aplicados, veja as dicas para manter-se protegido e usar o Pix sem medo.

1. Não utilize o Wi-Fi público para transações

É comum as pessoas utilizarem o Wi-Fi disponibilizado em alguns transportes públicos ou até mesmo restaurantes, mas é preciso tomar certo cuidado ao utilizar essas redes. A segurança nessas redes não é considerada forte, o que facilita o acesso de hackers às suas informações pessoais. Por isso, não faça transações bancárias através dessas redes. Se possível, utilize seu pacote de dados ou espere até chegar em um local que tenha uma rede segura.

2. Cuidado com senhas e links suspeitos

Nunca informe seus dados e senhas a terceiros. Recebeu uma ligação ou mensagem pedindo dados sigilosos? Não informe a ninguém. Pode ser um golpe para capturar seus dados e realizar transações financeiras.

Além disso, tenha cuidado ao clicar em links, verifique a autenticidade dos links e sites antes de acessá-los. Para fazer um Pix, acesse somente nossos canais oficiais. Verifique a procedência de ofertas e anúncios. Cuidado com as vendas falsas, sempre confira a veracidade antes de finalizar a compra.

3. Atenção ao WhatsApp

Desconfie de solicitações pedindo dinheiro. Se for alguém conhecido, faça uma ligação para confirmar, mas não pelo WhatsApp. Além de nunca compartilhar o código de validação enviado pelo aplicativo caso não tenha feito a solicitação do envio.

Para proteger-se ainda mais, utilize a ferramenta de verificação em duas etapas. Para ativá-la é simples, basta seguir os seguintes passos:

• IOS: Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

• Android: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

4. Confira os dados do destinatário

Sempre confira os dados do destinatário antes de fazer um Pix, pois golpistas podem se passar por pessoas que você conhece e solicitar um Pix, por isso, sempre confira os dados antes de finalizar.

5. Ative o ID Santander

O ID Santander é um dispositivo de segurança utilizado para confirmar as transações realizadas nos canais do banco de forma prática e segura. É uma verificação em duas etapas e garante que só você possa fazer movimentações financeiras com a sua conta.

A habilitação do dispositivo de segurança pode ser feita pelo celular. É bem rápido e simples. Siga o passo a passo e aproveite os benefícios de ser Santander.

• Baixe o aplicativo do Santander e faça o primeiro acesso.

• Vá em "Configurações" > "Segurança" e clique em "Habilitar ID Santander".

• Siga as orientações apresentadas no app para habilitar o seu ID.

• Pronto! Agora é só realizar as transações com segurança.

Estar atento a todas as dicas citadas é muito importante para que você tenha uma vida digital mais segura. E se você é um cliente Santander e ainda não cadastrou sua chave Pix, faça agora mesmo de forma rápida e prática.

Cadastre sua chave Pix