Futebol Clube do Porto - Futebol SAD

05/03/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/03/2024 12:01

Dez retratos de um legado único

3 de Maio de 2024 19:00

Jorge Nuno Pinto da Costa conquistou 68 títulos no futebol desde 1982

A relação umbilical entre Jorge Nuno Pinto da Costa e o Futebol Clube do Porto está prestes a entrar numa nova etapa. Adepto há 86 anos, sócio há 71, quadro do clube há mais de seis décadas e presidente desde 1982, o mítico dirigente prepara-se para entregar a pasta a André Villas-Boas e voltar a seguir o clube enquanto associado. Estes são dez dos inúmeros momentos que marcaram de forma indelével um percurso ímpar.

1- O responsável pelo Departamento de Futebol Jorge Nuno Pinto da Costa festejou o primeiro campeonato em 1978, quando a equipa de José Maria Pedroto quebrou um jejum de 19 anos.

2- A chegada a uma final internacional foi uma das promessas eleitorais de 1982 e concretizou-se dois anos depois, em Basileia, onde o FC Porto perdeu a Taça das Taças para a Juventus. Inconformados, os adeptos ofereceram uma réplica ao clube.

3- Em 1986, ano de rebaixamento do Estádio das Antas, o hóquei em patins conquistou o primeiro título europeu da história portista e Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo chefe da secção, bebeu desse sucesso.

4- Taça dos Campeões Europeus, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia: em 1988 o FC Porto completou o Triplete de troféus internacionais no mesmo ciclo, desígnio que nenhum outro emblema do Velho Continente havia alcançado até então. Seguiram-se AC Milan, Ajax, Juventus, Barcelona, Bayern e Real Madrid.

5- O único clube Pentacampeão português garantiu esse estatuto em 1999, após selar a conquista do quinto título consecutivo em Alvalade. Bobby Robson, António Oliveira e Fernando Santos foram os treinadores responsáveis pelo feito.

6- Meses antes da inauguração do Estádio do Dragão, o FC Porto retomou o trilho das vitórias internacionais e ergueu a primeira Taça UEFA do palmarés nacional, em Sevilha, graças ao brilhantismo de José Mourinho e companhia.

7- No ano seguinte, em 2004, os Dragões voltaram a atingir o cume a Europa e trouxeram a segunda "orelhuda" de Gelsenkirchen para a Invicta. Em dezembro, no Japão, os Campeões Europeus sagraram-se Campeões Mundiais pela segunda vez.

8- Canecos não faltaram num 2011 banhado a ouro em que o FC Porto festejou os campeonatos de futebol, andebol, basquetebol e o Deca de hóquei em patins. Liderada por André Villas-Boas, a equipa de futebol venceu a Liga Europa, a Liga Portuguesa, a Taça e a Supertaça.

9- Depois de mais um Tricampeonato e da inauguração do Museu, o regresso aos títulos deu-se com a chegada do treinador mais vitorioso da história azul e branca. A parceria entre Pinto da Costa e Sérgio Conceição rendeu dez títulos desde 2017.

10- Jorge Nuno Pinto da Costa despede-se da presidência do FC Porto após 42 anos e 68 troféus no futebol. É o dirigente mais longevo e titulado de sempre.