Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

05/26/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/26/2024 08:49

Força Nacional do SUS realiza quase seis mil atendimentos no Rio Grande do Sul

Notícias

RIO GRANDE DO SUL

Força Nacional do SUS realiza quase seis mil atendimentos no Rio Grande do Sul

Hospital de Campanha de Canoas registrou 2,8 mil atendimentos, enquanto a unidade de Porto Alegre contabilizou mais de mil e São Leopoldo 239; o quarto hospital foi montado em Novo Hamburgo e já está em funcionamento

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) realizou 5.966 atendimentos no Rio Grande do Sul, em resposta aos impactos das severas enchentes no estado. O Hospital de Campanha (HCamp) de Canoas registrou 2.856 atendimentos, enquanto a unidade de Porto Alegre contabilizou 1.032. Já a unidade de São Leopoldo soma 239. As equipes móveis atenderam 1.779 mil pessoas e realizaram 60 remoções aéreas.

Quarto hospital montado

O Hospital de Campanha de Novo Hamburgo (RS), município distante 78 quilômetros de Porto Alegre, começou a receber pacientes no fim da tarde deste sábado (25). A unidade é a quarta a ser operada pelo Ministério da Saúde no estado, que teve 97% do seu território devastado por severas enchentes.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, explica que a unidade é importante para atender a grande demanda da região, uma das mais afetadas pelas cheias. "São seis médicos e três enfermeiros que vão atender uma capacidade de até 200 pacientes por dia. Situações como febre, dores no corpo e problemas respiratórios vão ter orientação, vão ter um primeiro manejo no hospital de campanha, que tem capacidade de fazer uma medicação", salienta.

Segundo Proenço, a nova unidade é um reforço importante para o sistema de saúde e mostra a preocupação do Ministério da Saúde com a ampliação e manutenção da assistência no estado após a tragédia.

Reforço

Para ampliar ainda mais os atendimentos, mais 40 novos voluntários da Força Nacional do SUS chegaram neste sábado (25) ao Rio Grande do Sul. O grupo é composto por emergencistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e se juntou à equipe, promovendo a troca de profissionais e a inclusão de novas categorias, como técnicos de enfermagem, para diversificar e aumentar a capacidade de atendimento nos hospitais de campanha montados pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Força Nacional do SUS - Atendimentos no RS

  • Hospital de Campanha de Canoas: 2.856
  • Hospital de Campanha de Porto Alegre: 1.032
  • Hospital de Campanha de São Leopoldo: 239
  • Equipes móveis da FN-SUS: 1.779
  • Remoções aéreas: 60
  • Total geral: 5.966

*Dados atualizados até 25 de maio

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária