Government of Portugal

09/18/2021 | Press release | Archived content

Ministro do Mar destaca importância da Limpeza Costeira para a sustentabilidade dos oceanos «O lixo marinho, em grande medida constituído por resíduos de plástico, é um dos[...]

2021-09-18 às 16h19

Ministro do Mar destaca importância da Limpeza Costeira para a sustentabilidade dos oceanos

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participa em ação de limpeza costeira com a ONG Sailors for the Sea, Cascais, 18 setembro 2021

Modal galeria

«O lixo marinho, em grande medida constituído por resíduos de plástico, é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, produzindo efeitos negativos nos ecossistemas marinhos e diretamente na economia das regiões costeiras. Produzir menos lixo, recolhê-lo e reciclá-lo deve fazer parte das prioridades quotidianas dos cidadãos em todo o mundo», alertou o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que participou numa ação de limpeza costeira, em Cascais, no Dia Internacional da Limpeza Costeira, que este ano se assinalou a 18 de setembro.

O Ministro Ricardo Serrão Santos juntou-se aos voluntários da organização não governamental Sailors for the Sea que, com milhares de outros cidadãos, em Portugal e por todo o mundo, aproveitaram este dia para redobrar o apelo ao combate a este problema. A mitigação dos efeitos do lixo marinho faz parte dos compromissos do governo português para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, «Proteger a Vida Marinha», da Agenda 2030 das Nações Unidas.

O governante destacou que muitas entidades portuguesas se associaram a mais uma edição da campanha #EUBeachCleanup, uma parceria da União Europeia e das Nações Unidas que agrega ações de limpeza por todo o mundo, fruto de parcerias com entidades públicas, privadas e associativas.

«O Ministério do Mar de Portugal colabora nesse esforço, através dos seus serviços, ao nível da sensibilização, recolha de dados e elaboração de diplomas legislativos. Um exemplo é a iniciativa promovida pela Docapesca, «A Pesca por um mar sem lixo», que visa melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações e nos portos de pesca, sensibilizando os pescadores para as boas práticas ambientais», destaca o Ministro do Mar. Integrado nas celebrações do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a Docapesca irá promover diversas ações entre os dias 18 e 25 de setembro.

O combate ao lixo marinho é, também, objeto de projetos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, sendo muitas destas iniciativas realizadas em parceria com instituições nacionais, da União Europeia e da restante comunidade internacional.

O Ministro Ricardo Serrão Santos presidirá, a 1 de outubro, em Cascais, à reunião ministerial da Convenção OSPAR (Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste), cujo plano de ação para o lixo marinho inclui um conjunto de medidas de mitigação deste problema.