Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul

04/17/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/17/2024 11:24

Aplicativo BovConfort é tema do próximo 'Chimarrão com Inovação'

Aplicativo BovConfort é tema do próximo "Chimarrão com Inovação"

Publicação: 17/04/2024 às 14h19min

[Link] Aplicativo faz parte de projeto que desenvolve ferramentas digitais para a bovinocultura

O BovConfort, aplicativo para cálculo de estresse térmico em gado leiteiro, será o tema da próxima edição do "Chimarrão com Inovação", que ocorre nesta sexta-feira (19/4), às 10 horas, com transmissão gratuita pelo canal de eventos do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi).

"Um dos grandes desafios da bovinocultura leiteira é o enfrentamento das consequências dos eventos climáticos extremos e a adaptação de animais altamente produtivos em ambientes com temperaturas cada vez mais elevadas, como na primavera e verão", explica a pesquisadora Adriana Tarouco, que fará a apresentação.

Conforme a pesquisadora, desde a década de 1990, o Brasil tem registrado elevação das temperaturas médias anuais do ar, sendo 2015 e 2019, os anos mais quentes de 1961 a 2022. "A ocorrência de estiagens prolongadas, com ondas de calor mais severas e frequentes e chuvas intensas, como na primavera 2023, afetaram drasticamente a produção de leite, causando sérios prejuízos econômicos", complementa.

As inundações atingiram grandes áreas de pastagens e a produção de silagem, resultando numa projeção de 7,69 milhões de litros de leite que não puderam ser coletados. "O BovConfort foi desenvolvido justamente para auxiliar na identificação de situações de estresse térmico e a estabelecer estratégias de manejo, visando evitar queda de produtividade desses animais", conclui Adriana.

Chimarrão com Inovação - BovConfort: identificação de estresse térmico na bovinocultura leiteira na palma da mão

Data: 19 de abril, sexta-feira

Horário: 10h

Link:https://www.youtube.com/watch?v=LEJ1Ikl0EyM

Notícias