IFC - International Finance Corporation

04/16/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/16/2024 04:49

Jeune Afrique e IFC co-Organizarão Fórum dos CEOs de África 2024 no Ruanda, com Enfoque no Desenvolvimento Sustentável do Sector Privado


Jeune Afrique e IFC co-Organizarão Fórum dos CEOs de África 2024 no Ruanda, com Enfoque no Desenvolvimento Sustentável do Sector Privado

Kigali, Ruanda 16 de abril, 2024-Enquanto as crises globais lançam longas sombras, África está numa encruzilhada crítica: Irá o continente permanecer à margem da história ou serão os seus líderes capazes de se unirem para forjar um novo caminho?

Esta questão fulcral irá orientar o Fórum dos CEOs de África de 2024, que terá lugar a 16 e 17 de maio em Kigali, no Ruanda. O tema deste ano, Sentados à mesa ou no menu? Um momento crítico para moldar um novo futuro para África, destaca a importante conjuntura em que o continente se encontra no meio de mudanças e desafios económicos globais.

A 11ª edição do emblemático Fórum dos CEOs de África que tem lugar este ano assinala mais de uma década de encontros sem precedentes dos líderes, inovadores e decisores políticos mais influentes de África.

O Fórum abordará quatro agendas transformadoras: liderança, transformação digital, integração continental e financiamento. Através de diversos painéis de discussão, workshops e mesas-redondas, os participantes explorarão estratégias para atingir os mais elevados padrões de política pública propícios ao crescimento; para garantir que as empresas africanas estejam na vanguarda da inovação disruptiva; para potenciar o peso coletivo de África através da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA); e superar de forma criativa os obstáculos ao financiamento das ambições de África. Concebida para estimular soluções práticas, a cimeira irá acelerar o aparecimento de novas histórias de sucesso africanas.

Amir Ben Yahmed, Presidente do Fórum dos CEOs de África, sublinha: "Apelamos à nossa comunidade de líderes que estão a moldar o futuro de África para que reconheçam as consequências estruturais e duradouras das ações que tomarem neste momento crítico. O fórum será um cadinho para desenvolver estratégias e parcerias inovadoras, impulsionando o continente para as oportunidades de amanhã."

Sérgio Pimenta, Vice-Presidente do IFC para África, afirmou: "Transformar o PIB de África de USD 3 triliões em USD 30 triliões até 2050 exigirá um setor privado africano sem restrições, capacitado pelos decisores políticos do continente para forjar parcerias que criem mercados, aumentem o comércio intra-africano e promovam o investimento no continente".

O Fórum dos CEOs de África é o principal encontro do continente, que reúne anualmente os principais executivos, investidores globais e líderes governamentais de África. Em parceria com o IFC, o evento emblemático deste ano acolherá mais de 2.000 decisores dos sectores público e privado, incluindo mais de 900 CEOs.

Os participantes confirmados incluem Sua Excelência Wamkele Mene, Secretário-Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA); Makhtar Diop, Diretor Executivo do IFC; Sidi Ould Tah, Presidente do BADEA; Jerome Henique, CEO da Orange África e Médio Oriente; Karim Beguir, CEO da InstaDeep; Claudio Descalzi, CEO da Eni; Arnaud Lagesse, CEO do IBL LTD; Sudhir Ruparelia, Presidente do Grupo Ruparelia; Clare Akamanzi, CEO da NBA Africa; Rostam Aziz, CEO da Taifa Gas; Selim Bora, Presidente do Summa International Construction Group; Mesfin Tassew, CEO do Grupo Ethiopian Airlines.

Além disso, é esperada a presença de diversos Chefes de Estado, o que demonstra o papel fundamental do Fórum na promoção do diálogo e das parcerias de alto nível. Estes líderes unirão forças com os participantes para contribuir para um esforço coletivo que promete traçar um novo rumo para o futuro económico de África.

Sobre o Fórum dos CEOs de África

Fundado em 2012, o Fórum dos CEOs de África é a principal plataforma para os CEOs das maiores empresas africanas e multinacionais, investidores, chefes de Estado, ministros e representantes das principais instituições financeiras ativas no continente. Inquestionavelmente o local de reuniões de alto nível, de partilha de experiências e de decifração das tendências que afetam o mundo dos negócios, a Cimeira Anual do Fórum dos CEO de África tem como objetivo propor soluções concretas e inovadoras para fazer avançar o continente e as suas empresas. O Fórum dos CEOs de África criado pelo Jeune Afrique Media Group e a sua Cimeira Anual é coorganizada pelo IFC, um membro do Grupo Banco Mundial. Para mais informações, visite www.theafricaceoforum.com/forum-2024

Sobre o IFC
O IFC - um membro do Grupo Banco Mundial - é a maior instituição financeira de desenvolvimento global focada no sector privado e nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, utilizando o nosso capital, experiência e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No ano fiscal de 2023, o IFC comprometeu um valor recorde de USD43,7 mil milhões com empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, aproveitando o poder do sector privado para acabar com a pobreza extrema e impulsionar a prosperidade partilhada à medida que as economias enfrentam os impactos das crises globais. Para obter mais informações, visite www.ifc.org