PDT - Partido Democrático Trabalhista

03/29/2024 | News release | Distributed by Public on 03/29/2024 09:01

Sessenta anos da Mensagem de Jango ao Congresso Nacional

Documento histórico que delineou as reformas de base é compilado pelo CMT e disponibilizado virtualmente

Há exatos 60 anos, a mensagem presidencial emblemática de João Goulart ao Congresso Nacional representava a derradeira tentativa, à época, de um Brasil mais equitativo, delineando um caminho de reformas profundas que nunca chegariam a se concretizar. Este documento, repleto de esperança e visão trabalhista, está sendo lançado hoje (29) - e eternizado - pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT como publicação digital.

Naquela época, a mensagem de Jango era um apelo por apoio às indispensáveis reformas de base - agrária, educacional, urbana e fiscal. Seu objetivo era claro: promover uma transformação social que garantisse justiça e igualdade de oportunidades a todos os brasileiros. O documento expressava uma urgência em superar as desigualdades sociais e econômicas, num momento em que o país se encontrava à beira de um abismo político.

O documento trabalhista lança luz sobre os ideais que moldam as bases do PDT. O registro histórico desta mensagem, ao marcar os 60 anos de seu envio, relembra um período crítico da nossa história, assim como reafirma a identidade do trabalhismo no cenário político atual. As ideias e valores expressos por Goulart estão presentes nas bandeiras do PDT e se refletem nas propostas e na atuação do partido e de seus membros.

A mensagem de Jango é um testemunho da luta por um país mais justo e um lembrete da necessidade de permanente vigilância e ação em defesa dos direitos e do bem-estar do povo brasileiro. Justamente por isso, o documento é uma fonte de inspiração para os candidatos do PDT às eleições municipais deste ano, instigando-os a carregar o legado trabalhista em suas campanhas e futuras gestões.

Com a publicação da mensagem presidencial de João Goulart, o PDT reforça seu compromisso com a preservação da memória histórica e com a promoção dos ideais trabalhistas. Esta iniciativa convida todos a revisitar um momento crucial da nossa história, refletir sobre os caminhos que foram interrompidos e reafirmar o compromisso com a construção de um Brasil mais justo e igualitário.

A publicação está disponível na Biblioteca Virtual da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini (FLB-AP) e pode ser acessada gratuitamente. O documento histórico é destinado a todos que se interessam pela história nacional e que desejam compreender o atual cenário brasileiro. Para os trabalhistas, em especial, a publicação ressalta a importância da continuidade da luta pelos ideais de justiça social e democracia no Brasil.