WLM Participações e Comércio de Máquinas e Veículos SA

05/25/2022 | News release | Distributed by Public on 05/25/2022 12:52

Veja como funciona o Acelerador Inteligente Scania

6 minutos para ler

No ramo automotivo, é preciso ficar atento às novas tecnologias, pois elas fazem toda a diferença no manuseio e até na venda do veículo. O acelerador inteligente da Scania, por exemplo, trouxe uma série de novidades para a linha de 2021/2022 de caminhões, que estará disponível a partir do dia 1 de agosto.

Aliado a outros itens da nova linha, o acelerador inteligente ajuda a entregar até 20% de economia de combustível comparado aos modelos da geração anterior. Ficou animado com a notícia? Então, certamente você vai gostar do conteúdo, que conta com uma entrevista exclusiva com o gestor de frota da Scania, Joubert Martins de Brito.

Neste texto, você entenderá como funciona essa nova tecnologia e terá dicas sobre a economia de combustível. Boa leitura!

Características do dispositivo

Enquanto o Brasil não tem uma grande frota de caminhões elétricos, o uso do acelerador inteligente é uma ótima opção para os transportadores, pois oferece mais rentabilidade à operação. Afinal, em um contexto de constantes aumentos no preço do diesel, é importante contar com soluções que baixem custos operacionais.

Esse desempenho pode equiparar o modelo aos mais econômicos do segmento, superando até o novo DAF XF, conhecido por proporcionar o menor consumo de diesel do mercado. Essa economia gerada pelo acelerador inteligente foi comprovada após 500 mil km percorridos durante a fase de testes.

A soma da economia de combustível ocorre devido às seguintes características presentes no veículo:

  • controle de velocidade de cruzeiro preditivo baseado em mapa topográfico com navegação por GPS Scania Actcruise;
  • sistema de injeção de alta pressão;
  • acelerador inteligente;
  • aerodinâmica externa aprimorada da cabine;
  • otimização da caixa de câmbio automatizada Scania Opticruise.

"Quando se atua com o lançamento de novas tecnologias, principalmente com a redução do consumo, temos a vantagem de ter o veículo sempre atualizado com as tendências do mercado e com as inovações tecnológicas, buscando economia, conforto e segurança para o motorista", explica o gestor Joubert Martins.

Economia gerada

O funcionamento do acelerador inteligente utiliza vários parâmetros, como o peso do veículo e a pressão aplicada no pedal do acelerador. O objetivo é tornar a condução mais suave, com o menor gasto de diesel. Essa economia é essencial para a saúde financeira das empresas de transporte, além de contribuir significativamente com o planeta e a sociedade ao reduzir as emissões de gases poluentes.

"Nossas tecnologias são voltadas para reduzir o consumo de combustível: temos melhorias na motorização, no software do veículo e na injeção eletrônica. Isso traz rentabilidade e sustentabilidade econômica para o cliente", acrescenta Joubert Martins.

Funcionamento na prática

De acordo com o gestor Joubert Martins, o sistema dosa a aceleração de forma segura e econômica, evitando que freadas bruscas prejudiquem o veículo. Por exemplo, o Actcruise utiliza um GPS e um mapa topográfico ligado ao módulo de conectividade com o objetivo de gravar as rotas e, assim, percorrer aclives e declives de forma mais eficiente. Com isso, o caminhão poderá economizar até mais 3% de combustível.

Esse funcionamento foi testado e comprovado, na prática, por meio de testes em campos, com a participação de clientes. O veículo percorria condições e operações distintas em áreas rodoviárias de referência.

Para esse teste, a Scania utilizou caminhões carretas do tipo "vanderleia" e de três eixos (LS), além de composições com nove eixos (rodotrem) e trações variadas, como a 6X4 e a 6X2, comuns no transporte de grãos, de combustíveis, de cargas frigorificadas, entre outros.

Para ser validado pela Engenharia Scania, o teste compreendeu mais de 500 mil quilômetros percorridos, em diferentes demonstrações, por topografias variadas, em diversas regiões brasileiras.

Vantagens do acelerador inteligente

O sistema trabalha de forma automática e torna a condução do veículo mais confortável e econômica, além de preservar outros componentes do trem de força, bem como os freios. Seja em rotas com muitas variações, em tráfego intenso, com frequentes alternâncias e velocidade ou seja com diferentes topografias, o acelerador é eficiente.

Por exemplo, se o motorista pressionar o acelerador até o fundo - manobra conhecida como posição do Kickdown - o sistema vai desligar sozinho. Isso ocorre porque o dispositivo associa a ação à necessidade total da capacidade de aceleração naquele instante. Por isso, se o motorista soltar o pedal, o sistema voltará a controlar a aceleração do caminhão.

Vale lembrar que o sistema do acelerador inteligente está relacionado a diferentes fatores, como:

  • a análise do peso do veículo;
  • a posição do pedal de aceleração;
  • ao desperdício desnecessário de combustível;
  • ao deslocamento do modelo para evitar acelerações bruscas.

O efeito só será reduzido em rotas com velocidades constantes (de cruzeiro). Isso significa que quanto mais a rota tiver variações, maior será a atuação automática do veículo. Logo, a diferença desse benefício é sentida rapidamente pelo usuário.

"Para o motorista, a grande vantagem é a redução de consumo, além de evitar falhas na operação, como o desgaste de componentes do veículo,como trem de força e embreagem.", explica Joubert.

Redução de emissões de dióxido de carbono (CO2)

Sabemos que a preocupação com o meio ambiente é um dever de todos, seja pessoa física ou seja pessoa jurídica. Dessa forma, o setor automotivo não pode ficar omisso nessa luta, afinal é um dos grandes contribuintes para a emissão de gás carbônico no planeta.

O acelerador inteligente trouxe novos desafios para a marca, como a meta de redução em 20%, das emissões de dióxido de carbono de todos os veículos da sua frota que estarão em circulação até 2025, de acordo com o compromisso firmado com o Science Based Target, um comitê global que estipula indicadores de redução de emissão de gases do efeito estufa conforme a atividade da empresa.

Como você viu, o Acelerador Inteligente Scania - também conhecido como controle de aceleração -, traz diversas vantagens para o motorista e para o transportador. Para os condutores mais cuidadosos, ele funcionará como uma válvula de segurança, já para os que utilizam o freio de forma brusca, ele fará a diferença na manutenção do veículo.

A nova tecnologia está disponível para todos os modelos da Nova Geração. Para a aquisição, é preciso realizar a encomenda na rede de concessionárias Scania. Já a entrega do veículo (rodoviário e semipesado) com essa tecnologia está estimada para agosto de 2021.

Gostou do conteúdo e ficou interessado nessa tecnologia? Então, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atender você!