Ministry of Tourism of the Federative Republic of Brazil

12/08/2022 | Press release | Distributed by Public on 12/08/2022 11:15

Sancionado Dia Nacional da Música e Viola Caipira

A partir de 2023, o dia 13 de julho será dedicado a celebração de dois patrimônios da cultura popular brasileira: a Música e a Viola Caipira. A homenagem será possível graças a sanção, por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao Projeto de Lei nº 399, de 2019, que institui a data.

Segundo o texto da justificativa, a celebração se faz necessária uma vez que a música caipira é um gênero musical brasileiro que representa toda a riqueza da diversidade cultural e regional do País. Acrescenta-se, ainda, que esta data comemorativa objetiva resgatar a história e memória brasileira como instrumento de afirmação da cidadania e de valorização da identidade nacional.

"Esta sanção reforça a importância que o presidente Bolsonaro confere a nossa cultura popular e dá continuidade ao trabalho de valorização da nossa cultura que vem sendo desenvolvido pelo governo federal", afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

A escolha da data é uma homenagem a dia de nascimento de Cornélio Pires, que se destacou pela atuação como jornalista, escritor, folclorista e importante etnógrafo da cultura e dialeto caipiras. Ele foi autor de livros e procurou registrar em suas obras os termos e expressões caipiras. Em 1928, conseguiu transformar em discos as primeiras gravações dos genuínos caipiras.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

*Com informações SECOM