Governo do Estado do Amapá

03/29/2024 | Press release | Distributed by Public on 03/29/2024 18:00

Mais Sorrisos: ação do Governo do Amapá promove mais de 2,3 mil atendimentos e resgata a saúde bucal e dignidade de ribeirinhos, em Mazagão

sexta, 29 de março de 2024 - 16:00h
Mais Sorrisos: ação do Governo do Amapá promove mais de 2,3 mil atendimentos e resgata a saúde bucal e dignidade de ribeirinhos, em Mazagão
Em oito dias da ação multidisciplinar do Governo do Estado, na Vila Maranata, também foram contabilizados mais de 1,7 mil atendimentos médicos.
Por: Winicius Tavares
Whatsapp
Tweet
Foto: Vinícius Rodrigues e Kleber Wandel/Agência Grito
Procedimentos restauram a função e estética dos dentes, contribuindo para o bem-estar dos pacientes

Durante oitos dias, o programa "Mais Sorrisos", promovido pelo Governo do Amapá, levou atendimentos de média e alta complexidade para comunidade de Vila Maranata, na foz do Rio Ajuruxi, em Mazagão. Foram contabilizados cerca de 2,3 mil procedimentos odontológicos e de saúde, que resgataram a dignidade e o sorriso dos ribeirinhos que vivem na região.

Entre os procedimentos realizados, destacam-se 118 endodontias, o tratamento de canal, etapa realizada em sessão única com protocolo de odontologia especializada, inibindo qualquer dor durante a operação e no pós-operatório. Com equipamentos modernos, foram confeccionadas e aplicadas mais de 140 próteses, restaurando a função mastigatória e a estética dos dentes, contribuindo para autoestima de sorrir dos pacientes.

Também foram realizados procedimentos considerados menos complexos, como limpeza, extração, raspagem e restauração. Os serviços odontológicos foram divididos na Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o programa, e a Escola Municipal Comunidade Maranata, alcançando mais de 440 atendimentos.

O Mais Sorrisos não apenas resgatou a saúde bucal e a dignidade dos ribeirinhos de Mazagão, mas também demonstrou o compromisso do Governo do Estado em promover acesso equitativo aos serviços de saúde e melhorar a qualidade de vida das comunidades remotas. Também foram ofertados serviços clínicos, assistência farmacêutica, psicológica e exames laboratoriais.

Em oitos dias foram realizados mais de 1,7 mil atendimentos médicos, abrangendo uma ampla gama de especialidades como pediatria, gastroenterologia e psicologia. Além disso, cerca de 2,5 mil exames laboratoriais foram feitos e o resultado entregue de forma imediata. Destaca-se ainda a realização de 150 ultrassonografias, com laudos emitidos em tempo real.

Aprendizados e próximos passos

O Mais Sorrisos é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira dama do Estado, Priscilla Flores, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e é voltado às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari.

Este ano, o programa contou com emenda de R$ 4 milhões, do senador Randolfe Rodrigues e com a participação da iniciativa "Projeto 32", que realiza trabalhos de saúde bucal há 12 anos na Amazônia, com profissionais de atendimento especializado. Para Priscilla, a ideia é chegar em comunidades distantes e tradicionais não só com ações básicas, mas sim resolver problemas crônicos.

"Aprendemos muito com a primeira ação, o que nos permitiu redimensionar e atender de forma mais objetiva o maior número de pessoas na Vila Maranata. Em pouco tempo, conseguimos resolver grandes problemas, fazendo não só a extração, mas reabilitando a saúde bucal na forma estética e funcional. Pretendemos daqui para a frente melhorar e aprimorar cada vez mais para atender de forma mais efetiva grande parte da nossa população", destacou Priscilla.

Doze profissionais de Saúde Bucal do Estado, especialistas em endodontia e tratamento de canal, foram capacitados com o protocolo desenvolvido pelo Projeto 32, que também é replicada em 11 países das Américas Central e do Sul. Os profissionais do Amapá serão responsáveis por serem multiplicadores da técnica em todo estado, garantindo um serviço público de saúde bucal mais ágil, eficiente e seguro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!